Placa de vídeo esquecida da Intel é usada após uma década
Placa de vídeo nunca lançada pela Intel que prometia Ray Tracing ainda entre 2008 e 2010 é testada e funciona. Confira essa história!By - Alvaro Scola, 6 novembro 2022 às 10:27
Para muitos, a Intel entrou apenas agora no mercado de placas de vídeo com a linha Arc. Entretanto, além de soluções integradas em seus processadores, a marca já havia se arriscado nesse mercado antes e um vídeo bem curioso surgiu recentemente envolvendo uma placa de vídeo antiga.
Em um vídeo publicado no Reddit, um usuário encontrou uma placa de vídeo Intel Larrabee, que nunca chegou oficialmente a ser lançada, mas que tinha ambições grandes, como oferecer o suporte a Ray Tracing.
O modelo em questão encontrado é um exemplar produzido em 2010, mas que não teve a sua origem revelada, entretanto, vale notar, alguns modelos foram encontrados no a venda no eBay há alguns anos.
Got the Intel Larrabee Working
byu/Fuzzy_Initiative5988 inLinusTechTips
Além da peça rara já chamar a atenção por si só, outro fato que surpreendeu foi que a mesma seguiu funcionando mesmo após ficar praticamente uma década parada ou até mesmo esquecida.
Intel Larrabee não foi usada com todo seu potencial
A Intel Larrabee começou a ser projetada em 2008, sendo que o modelo encontrado é apenas um pouco mais recente. Apesar de estar funcionando, devido a ter sido um projeto arquivado e antigo, o Windows 10 até chega a reconhecer a placa, mas não o modelo correto.
Através do GPU-Z é possível notar que a placa de vídeo é listada apenas como um adaptador de vídeo básico. Na prática, isso significa que os drivers que estão funcionando não estão otimizados e que a mesma, até mesmo para jogos antigos, pode não oferecer a melhor performance possível.
Comentários
GIOVANNI CARLOS
Bah, a minha nvidia 9600GT funciona até hoje desde 2009 kkkkkkkk