Na hora de montar o computador é imprescindível usar a pasta térmica para que o processador possa trabalhar em temperaturas mais amenas. Para colocar a pasta, é claro, existem diversas técnicas, entretanto, uma em específico parece dar melhores resultados que as outras.

De acordo com testes realizados pelo site Igor Lab’s em uma placa de vídeo RTX 3080, o método que consiste em colocar a pasta térmica em uma “linha vertical” é o mais eficiente. Em comparação com outros métodos, como o de cobrir toda a superfície com a ajuda de uma espátula, foi possível obter temperaturas com até 5º C a menos.

Teste com pasta térmica

Imagem: Igor’s Lab

Infelizmente, o gráfico mostra apenas o comparativo entre 3 métodos diferentes. Assim, algumas técnicas conhecidas, como a do “X”, acabaram ficando de fora. Também vale lembrar que, mesmo esta técnica sendo considerada a mais eficiente, isso não significa que as outras estejam erradas.

Além disso, apesar do teste com a pasta térmica ter sido feito com uma placa de vídeo, vale lembrar que a mesma técnica também aplicada na instalação de coolers de processadores.

Pressão utilizada para espalhar pasta térmica também fez diferença

Para chegar aos resultados vistos no gráfico acima, também foi mencionado a técnica para instalar o cooler ou dissipador. Ao usar o método da “linha vertical”, o cooler ou dissipador deve ser instalado direto sem que a sua posição seja ajustada, ou seja, apenas aplicar a pressão e prendê-lo.

Além disso desse cuido, é claro, o site também ressalta a importância de, no caso de troca da pasta térmica, fazer uma limpeza na superfície antes de usar a técnica.

Fonte: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários