Responsável pela fabricação de chipsets que são utilizados em aparelhos no mundo todo, a Qualcomm está próxima de perder um novo cliente. A bola da vez agora parece ser a Oppo, fabricante chinesa de smartphones, que estaria desenvolvendo seus próprios chips de ponta para sua linha principal de celulares.

Segundo duas fontes ouvidas pelo jornal asiático Nikkei, o plano da Oppo baseia-se na produção de SoCs (System-on-a-chip) customizados com base na tecnologia de processo de 3 nanômetros da TSMC. A previsão para o lançamento desses chips é apontada para 2023 ou 2024, “dependendo da velocidade de desenvolvimento”.

Vale lembrar que assim como todos os outros fornecedores chineses de celular, a Oppo atualmente usa chips da Qualcomm e MediaTek. A medida foi adotada após as constantes repressões dos EUA contra a China — em especial contra a Huawei — ainda na era Trump.

Smartphone Oppo

Atuais smartphones da Oppo são equipados com chips Snapdragon, mas isso pode mudar em breve. Divulgação: Oppo

Preocupações da Qualcomm

Se os planos da Oppo forem concretizados, a companhia pode tornar-se a mais recente fabricante de smartphones a assumir o controle de seus próprios chipsets. Para a Qualcomm, isso significaria perder mais uma fatia da clientela.

O caso mais recente foi o do Google. Os celulares Pixel 5 da big tech eram equipados com o Snapdragon 765 5G, da Qualcomm. No entanto, os novos modelos do Pixel 6 anunciados na última terça-feira (19) virão com o chipset Tensor, o primeiro processador do site de buscas.

Na semana passada, a própria Qualcomm demonstrou estar desapontada com a troca de chipset. O perfil oficial do Snapdragon no Twitter mencionou a troca do SoC pelo Google Tensor em tom irônico e com diversas bandeiras vermelhas, simbolizando um alerta para a “relação” entre as empresas.

Pode piorar?

Embora possa não ser tão conhecida no Brasil, vale lembrar que a Oppo é a quarta maior fabricante de smartphones do mundo em remessas, de acordo com a empresa de inteligência de mercado IDC.

E por compartilhar uma cadeia de suprimentos e propriedades com a Vivo, Realme e OnePlus, é possível que estas empresas se animem com a ideia de um novo SoC próprio da Oppo. Ótimo para a Oppo. Péssimo para a Qualcomm.

Fonte: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários