É algo natural: à medida que os hardwares ficam mais potentes, passam a exigir mais energia. Mas durante a Computex 2023, a Adata mostrou que está preparada para componentes next-gen, ao revelar uma fonte de 1.600 W que é capaz de tankar até quatro GeForce RTX 4090.

Matematicamente parece algo impossível. Até porque cada placa de vídeo dessas tem um TDP aproximado de 450 W. E multiplicando esse valor por quatro, chegamos a um total de 1.800 W — que é 200 W a mais de energia do que a certificação da fonte.

O ponto é que a Fusion 1600 Titanium da Adata consegue entregar (bem) mais do que promete. Aliás, o sistema montado durante a Computex reportou picos de 2.200 W da PSU: um valor suficiente para aguentar quatro GPUs de ponta da Nvidia ao mesmo tempo.

Fonte da Adata que tanka 4 RTX 4090 ao mesmo tempo

Imagem: reprodução/eTeknix

Como isso acontece? Bem, a Fusion 1600 Titanium usa transistores de nitreto de gálio (GaN) — um semicondutor com ampla banda proibida. Isso permite que a PSU atinja altos níveis de potência sem redução nos níveis de desempenho.

Fonte Fusion 1600 Titanium da Adata

Imagem: divulgação/Adata

Além disso, a fonte traz um suprimento digital para que usuários consigam monitorar e controlar todas as facetas do produto com o software XPG Prime. Como resultado, fica muito mais fácil compreender os limites que ela pode atingir.

Mas apesar dos picos impressionantes, vale ressaltar: a Fusion 1600 Titanium continua sendo uma fonte de 1.600 W, e não de 2.200 W.

Fonte parruda da Adata chega em julho

Aos interessados, vale ressaltar que a Fusion 1600 Titanium está programada para estrear em julho deste ano. O problema é que, como o preço ainda não foi divulgado, não há como saber quanto custará toda essa potência de 1.600 W (ou até 2.200 W).

Um palpite? Não será nada barata…

Via: PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários