As placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 40 são bastante esperadas e, enquanto não são lançadas, cada vez mais informações sobre suas configurações são reveladas. Em fotos recentes, um suposto cooler da RTX 4090 Ti Founders Edition pode ser visto.

Por conta de seu alto consumo de energia, a placa vai exigir um sistema de resfriamento robusto – e parece ser exatamente isso que os consumidores vão encontrar.

Cooler Nvidia RTX 4090 Ti

Imagem: Fórum Chipell/Reprodução

É possível ver um esqueleto de metal prateado que vai ficar em volta do dissipador de calor para dar um bom acabamento. Além disso, um pequeno logotipo está presente no lado esquerdo.

No entanto, a parte mais interessante é o próprio dissipador de calor. Isso porque, ao que parece, a Nvidia vai utilizar uma placa de base maior que será usada não só para resfriar a GPU, mas também a memória.

Cooler Nvidia RTX 4090 Ti

Imagem: Fórum Chipell/Reprodução

Essa é uma evolução, já que, atualmente, a empresa usa almofadas térmicas para dissipar o calor da memória. Essa configuração pode ser encontrada principalmente nas RTX 3090 e 3090 Ti Founders Edition.

Cooler Nvidia RTX 4090 Ti

Imagem: Fórum Chipell/Reprodução

Com essa implementação, acredita-se que será possível resfriar pelo menos 12 chips de memória GDDR6X. É provável que, com a nova placa, a Nvidia traga a mesma configuração da variante Ti da 3090. Isso quer dizer 4 chips GDDR6X nos lados, três na parte superior e um na inferior.

Cooler Nvidia RTX 4090 Ti

Imagem: Fórum Chipell/Reprodução

Apesar de parecer um design legítimo, é importante lembrar que tudo pode não passar de rumor – ou até mesmo de uma versão de cooler reprovada pela Nvidia.

Configurações da nova placa da Nvidia

GPU Nvidia (ilustração RTX 4090)

Imagem: Divulgação/Nvidia

Nenhuma informação oficial sobre as novas placas foi revelada ainda, mas rumores indicam que a versão padrão da RTX 4090 vai chegar com 16.128 núcleos Cuda – contagem que deve ser maior quando a variante Ti for lançada.

Além disso, a GPU presente deve ser a AD102, que conta com 96 MB de cache L2. Por fim, a memória disponível deve ser de 24 GB em uma interface de barramento de 384 bits.

O lançamento deve ocorrer em algum momento de julho, o que significa que a geração chega oficialmente no terceiro trimestre de 2022.

Via: WCCFTech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários