As futuras GPUs RTX Série 40 da Nvidia ainda não foram lançadas, mas nem por isso deixam de ganhar os holofotes de imprensa e gamers. Isso porque um novo vazamento sugere que as placas Ada Lovelace de próxima geração terão um salto enorme em comparação com a atual linha Ampere da marca.

O leak vem do usuário @davideneco25320 do Twitter que, anteriormente, levantou a possibilidade de as futuras GPUs da Nvidia consumirem até 850 W. Em sua rede social, ele não só revelou mais detalhes específicos como também divulgou as supostas nomenclaturas dos produtos.

Novos leaks das GPUs RTX 40 da Nvidia

A começar pela nomenclatura, davideneco25320 sugere que a Nvidia não vai mudar o padrão de identificação das placas, composta por duas letras e três dígitos. A diferença é que ao invés de GA102 ou GA103, por exemplo, as placas deverão ser indicadas como AD102 ou AD103, respectivamente.

Mas as semelhanças param por aí. Quando o assunto envolve multiprocessadores de fluxo (SMs), as informações indicam um salto brutal. Segundo o leak, a AD102 (possivelmente a RTX 4090) deve contar com 144 SMs. Na prática, isso representaria um aumento de 71% na contagem de núcleos em comparação com a GA102 (RTX 3090).

Outros aumentos de SMs também seriam vistos em modelos menos robustos. O AD103 pode chegar ao mercado com 84 SMs (alta de 40% em relação ao AD103), enquanto AD104 e AD106 devem aumentar suas respectivas contagens de núcleos em 25% e 20%.

Mais upgrades?

Se as informações forem confirmadas, o aumento da contagem de SMs não deverá ser a única otimização. Caso a Nvidia decida manter o número de núcleos CUDA nas GPUs RTX 40, as placas de vídeo Ada Lovelace podem chegar ao mercado com cerca de 18.432 núcleos — lembrando que a futura RTX 3090 Ti terá “apenas” 10.752.

Outras possíveis melhorias podem incluir nova arquitetura de 5 nanômetros da TSMC, novos conectores de alimentação de energia, compatibilidade com PCIe 5.0, atualização dos núcleos RT e um possível update para memórias GDDR7 — se elas estiverem prontas até lá, é claro.

Contudo, vale lembrar que tudo não passa de especulação e assim deve permanecer até um anúncio oficial da Nvidia. De qualquer forma, bons indícios para o que seria uma das maiores atualizações de GPUs entre gerações nos últimos anos.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários