É algo natural: um novo produto chega ao mercado e os consumidores levam algum tempo para descobrir (e testar) todos seus recursos. E neste sentido, quem está interessado em colocar as mãos nas novas GPUs Arc da Intel deve ficar ciente de que as informações de clock dos produtos serão diferentes.

Isso porque em uma entrevista recente ao canal HotHardware no YouTube, Tom Petersen, da Intel, revelou que as especificações de clock da linha Arc não serão as mesmas vistas em produtos similares de Nvidia ou AMD. Na verdade, a big tech “criou” sua própria métrica.

Clocks gráficos das GPUs Arc

Durante a conversa, Petersen explicou que as GPUs Arc não terão clock base — velocidade padrão dos núcleos de uma placa de vídeo. Ao invés disso, elas serão vendidas com especificações de “clocks gráficos”, que não necessariamente serão as velocidades observadas pelos usuários. Parece confuso, mas não é.

O modelo A370M, por exemplo, tem graphics clock de 1550 MHz. Essa velocidade, no entanto, não é referente ao clock padrão, mas sim, à velocidade média de clock quando o componente for usado com o TDP mínimo de 35 W e nos “piores cenários de chip e ambiente”.

Clocks Intel Arc

Imagem: Reprodução/HotHardware

Mas contato que haja energia, tensão e temperatura para poupar, a GPU deve apresentar clocks relativamente maiores. Segundo Petersen, a mesma A370M deve apresentar clocks acima dos 2 GHz em cargas de trabalho leves, como ao executar o game Counter-Strike: Global Offensive.

Em suma, os clocks gráficos são relacionados ao TDP e às cargas de trabalho do usuário. Mas fato é que a maioria dos usuários deverão observar clocks gráficos bem superiores aos listados — o que é uma ótima notícia.

Bom ou ruim?

A métrica adotada pela big tech deve render muitas discussões. É interessante saber que as placas gráficas vão se adaptar dependendo das tarefas, mas saber com precisão as velocidades de clock mínima, base e boost dos produtos são quase que essenciais para alguns usuários.

É incerto como a comunidade vai receber isso. Mas talvez seja um belo cartão de visitas próprio da Intel em meio a um mercado dominado por AMD e Nvidia.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários