Fim de uma era: EVGA se despede do mercado de GPUs
Conflitos com a Nvidia teriam motivado a decisão da EVGA, que não fabricará mais placas GeForce ou das concorrentesBy - Igor Shimabukuro, 16 setembro 2022 às 17:39
Tudo que é bom dura pouco. E uma das grandes provas disso é que a EVGA, tida como uma das maiores fabricantes de placas de vídeo da atualidade, está encerrando a produção de GPUs. E o que corre nos bastidores é que conflitos com a Nvidia teriam motivado a decisão.
Segundo relatado pelo canal Gamer Nexus no YouTube, a EVGA convidou membros da imprensa especializada em tecnologia para uma reunião fechada. Nela, a companhia não só confirmou que não fará parte do lançamento da série RTX 40 da Nvidia, como também descontinuará sua fabricação de placas de vídeo.
Vale ressaltar que a decisão não fica restrita somente a GPUs da AMD: a marca norte-americana não produzirá placas de concorrentes como AMD ou Intel. E esta decisão será mantida enquanto Andrew Han continuar como CEO da empresa.
Complicações com a Nvidia teriam motivado decisão da EVGA
Ainda segundo o canal, o principal motivo para o abandono do mercado de GPUs deu-se por um relacionamento azedo com a Nvidia. Ao Gamer Nexus, a EVGA disse que a decisão não envolveu questões financeiras, mas “uma questão de respeito”, fator este que também marcou o rompimento da parceria entre as companhias.
Não está claro como esse relacionamento foi estremecido. Mas com base nos vídeos de Gamer Nexus e JayZTwoCents, a especulação é de que a Team Green tenha sufocado a fabricante ao não dar detalhes sobre preço de varejo sugerido (MSRP), custos para compra de chips e outras informações antes de um anúncio oficial nos palcos. Também se fala em tetos de preços e a não permissão para personalizar as placas com alterações das especificações.
Sem mencionar os problemas de relacionamento, a Nvidia já forneceu uma breve declaração sobre o ocorrido, como relatado pelo portal gringo Tom’s Hardware.
“Tivemos uma ótima parceria com a EVGA ao longo dos anos e continuaremos a apoiá-los em nossa atual geração de produtos. Desejamos a Andrew e nossos amigos da EVGA tudo de bom”, disse um porta-voz.
Como ficarão as coisas daqui pra frente?
Estima-se que até 80% da receita da fabricante norte-americana seja oriunda das GPUs Nvidia. É certo que a marca também produz itens como fontes de alimentação, coolers e placas-mãe, mas não está claro se o foco nesses produtos serão suficiente para manter a saúde financeira da empresa sem demissões em massa.
Para a Nvidia, a notícia também não é nada boa: perder uma de suas maiores parceiras, que inclusive chegou a ser cotada para o lançamento da futura linha RTX 40, pode trazer impactos profundos. Isso piora tendo em vista que o anúncio das placas Ada Lovelace pode acontecer na semana que vem e diante de um mercado que ainda não superou por completo a crise dos chips.
Os clientes ainda estarão cobertos pelas políticas da EVGA, mas a marca não fabricará mais placas RTX ou quaisquer outros modelos. Após o esgotamento de estoques da série RTX 30 nas prateleiras, os usuários até poderão encontrar a logo da fabricante nas lojas. Mas não será em caixas de placas de vídeo.
Via: Tom’s Hardware e VideoCardz
Comentários
Diego
O mundo está em recessão, as economias globais estou com super inflação…. Ninguém sai de um negócio dando lucro… Juntando o mercado global fraco nas vendas e problemas internos , um prato cheio para dar aDeus