Especulações sobre a RTX 5090 começam a surgir no mercado
E segundo o leaker Panzerlied, RTX 5090 pode chegar com 24 mil núcleos CUDA e boost clock aproximado de 2.9 GHzBy - Igor Shimabukuro, 19 setembro 2023 às 15:17
A série de placas de vídeo RTX 40 da Nvidia ainda não comemorou o seu primeiro aniversário. Mas à medida que o tempo passa, especulações sobre a próxima geração surgem no mercado, com foco especial na RTX 5090.
A futura arquitetura Blackwell
Segundo o confiável leaker Kopite7kimi, Blackwell será o nome dado à futura linha de GPUs de próxima geração da Nvidia. E ao que tudo indica, o Team Green planeja pular a GPU da classe XXX04 em sua próxima série de produtos de jogos.
Também corre nos bastidores que o codinome Blackwell vai abranger tanto as placas de data centers quando a linha voltada para jogos, com a nomenclatura GB1XX para computação de alto desempenho (HPC) e GB2XX para GPUs de jogos.
Panzerlied, outro famoso leaker da indústria, também confirmou essas especulações.
Supostas melhorias da RTX 5090
Mas Panzerlied foi além e forneceu alguns insights sobre o próximo carro chefe da marca: a RTX 5090. É incerto como ele teria obtido essas suspostas informações, mas as melhorias apontadas em relação à RTX 4090 são consideráveis:
- aumento de 50% na escala (presumivelmente de núcleos);
- aumento de 52% na largura de banda da memória;
- aumento de 78% no cache (presumivelmente cache L2);
- aumento de 15% na frequência (presumivelmente do boost da GPU);
- melhoria de 1,7x (presumivelmente de desempenho).
Se essas especulações estiverem certas, a RTX 5090 pode chegar ao mercado com GPU GB202, cerca de 24 mil núcleos CUDA, boost clock aproximado de 2.9 GHz, barramento de memória de até 512-bit e até 32 GB de memória GDDR7.
Naturalmente que tudo não passa de rumores e que a chegada da próxima geração de placas da Nvidia ainda está longe — a previsão aponta para meados de 2025.
Mas ao que parece, a futura linha Blackwell pode trazer mudanças consideráveis.
Via: VideoCardz
Comentários