É oficial: a Intel decidiu abandonar de vez o suporte nativo à tecnologia DirectX 9. Com a chegada das placas de vídeo Arc, da empresa, ao varejo brasileiro, a nova linha de componentes de informática prefere trabalhar com a versão antiga da tecnologia visual por meio de um intricado sistema de emulação, efetivamente liberando desempenho para outras funções.

“DirectX” é, em essência, um conjunto de recursos cuja função é conduzir tarefas relacionadas a exibições visuais em plataformas da Microsoft. É bem comum ver esse nome em jogos e outras projeções de design. Atualmente, o sistema está na sua décima-segunda versão (DirectX 12).

As placas de vídeo Arc, da Intel, vão emular a tecnologia DirectX 9 dentro da DirectX 12, efetivamente eliminando o suporte via hardware na versão mais antiga

As placas de vídeo Arc, da Intel, vão emular a tecnologia DirectX 9 dentro da DirectX 12, efetivamente eliminando o suporte via hardware na versão mais antiga (Imagem: Intel/Reprodução)

Para as novas placas de vídeo, o suporte nativo (ou seja, via hardware) foi abandonado em favor de um processo de emulação dentro do DirectX 12. O sistema, conhecido como “D3D9on12”, foi desenvolvido pela Microsoft e basicamente consiste em enviar comandos em 3D do DirectX 9 para ele ao invés de buscar diretamente o driver correspondente (que é ausente no DirectX 12). Uma vez que o sistema recebe os comandos vindos da versão 9, ele automaticamente os converte para um formato reconhecível pela versão 12.

A medida parece ser bem-vinda, considerando que, na prática, ela faz com que o D3D8on12 aja como um driver de GPU por conta própria, efetivamente liberando recursos de desenvolvimento da Intel para otimizações do DirectX 11 – amplamente criticado – sem necessariamente sacrificar seu desempenho.

Segundo a Microsoft, a emulação do DirectX 9 dentro do 12 funciona quase tão bem – se não em igual medida – ao suporte antigo via hardware. Entretanto, ela pode trazer consequências: a primeira, e mais óbvia, é o maior consumo do processador, já que a emulação é feita via software.

A segunda tem a ver com as concorrentes da Arc. A NVidia e a AMD têm ampla experiência de jogos com DirectX 9 – cerca de 20 anos, pelo menos – e alguns de seus jogos mais antigos podem apresentar alguma interferência pelo sistema de emulação no DirectX 12. Tanto é que nenhuma das duas empresas sinalizou a adoção do método – pelo menos, não ainda.

A Intel, por outro lado, não tem esse volume de experiência no que tange à apresentação gráfica de seus componentes. Então, analisando isso apenas pelo lado dela, faz sentido que a empresa estadunidense faça essa mudança o quanto antes.

Fonte: Intel (via Tom’s Hardware)

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários