A equipe da Asus acaba de estabelecer um novo recorde mundial de frequência de CPU. Superando sua própria marca conquistada em outubro desse ano, a fabricante realizou overclock em um Core i9-13900K da Intel e fez com que o processador ultrapassasse a barreira de 9 GHz pela primeira vez na história.

i9-13900K torna-se o novo recordista entre as CPUs

Atingir o feito, no entanto, não foi tarefa fácil. Primeiro, a Asus precisou desativar todos o E-cores e hyperthreading do i9-13900K para limitar o processador a “apenas” oito P-cores e oito threads.

Posteriormente, a equipe substituiu o nitrogênio líquido — utilizado no recorde anterior de 8.8 GHz com o mesmo processador — por hélio líquido, já que o elemento trabalha em temperaturas ainda mais baixas (-269 °C) para resfriar todo o calor gerado pelo overclock.

Deu certo e a equipe da Asus conseguiu fazer com que o i9-13900K atingisse uma velocidade de clock de 9.009 GHz suficientemente estável para executar Pifast por 6,85 segundos e SuperPi 32M por 3 minutos, 3 segundos e 778 milissegundos.

Importante destacar que o feito é surpreendente, principalmente quando consideramos que a barreira dos 9 GHz é (ou era) um obstáculo de longa data. O recorde anterior da Asus ficou próximo, mas não foi capaz de superar a frequência. Processadores AMD da série FX também ultrapassaram a casa dos 8 GHz, mas não chegaram a 9 GHz.

Felizmente, o avanço da tecnologia e dos processos de nós indicam que novas quebras de recordes serão questão de tempo.

A indústria que se prepare.

Via: PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários