Durante uma apresentação realizada nesta segunda (8), a AMD revelou a primeira fornada de seus processadores baseados na arquitetura Zen 4. Em vez de focar nos aguardados novos Ryzen – voltados para o consumidor final –, a fabricante focou as novidades nos chips para servidores e o mercado corporativo. Ainda assim, eles são impressionantes.

AMD: poder de fogo corporativo da Zen 4

Os dois processadores revelados no evento capitaneado pela CEO Lisa Su fazem parte da família Epyc e são feitos sob medida para atividades intensas e com exigência de alto poder computacional, como data centers e fazendas de computadores.

Com o codinome Genoa, o primeiro deles serve para uso geral dentro desse segmento, trazendo litografia de 5 nm, 96 núcleos, suporte a módulos de memória DDR5 e compatibilidade com periférico do padrão PCIe 5.0.

AMD revela 2 novos chips baseados em Zen 4 nesta segunda (8)

Imagem: reprodução YouTube/AMD

O segundo, por sua vez, é um monstro por si só. Batizado de Bergamo, o chip Epyc é voltado estritamente para computação em nuvem, trazendo uma versão modificada da arquitetura Zen 4 e nada menos do que 128 núcleos em um único processador. O combo é capaz de otimizar cores, threads, cache e consumo de energia conforme o necessário.

Enquanto o Genoa está programado para algum ponto de 2022, as primeiras unidades do Bergamo só devem chegar ao mercado em meados de 2023. Agora é torcer para que, após as novidades para o segmento corporativo, a AMD não demore para revelar mais informações sobre as próximas CPUs da linha Ryzen.

Fonte: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários