Quem passou mais de dois minutos na internet já sabe que, antigamente, os computadores não tinham a portabilidade que têm hoje, onde você consegue enfiar um notebook na mochila e sair andando com ele por aí. Não, era uma época diferente, onde tais produtos tinham o tamanho de um freezer industrial e poucos tinham capacidade de acessá-los.

O usuário “C-wizz” do fórum online Reddit, no entanto, compartilhou justamente uma foto mostrando dois desses computadores: o primeiro, ao fundo, é um PDP-8/e e o segundo, no primeiro plano da imagem abaixo, é um LGP-30. Segundo ele, os objetos foram encontrados no porão da casa de seus avós.

Imagem mostra dois computadores da década de 1950

Imagem: C-Wizz/Reddit/Reprodução

Pelo relato do “reeditor”, seu avô trabalhava no ramo da construção civil nos anos 1950 e 1960, e o LGP-30 era usado por ele para executar cálculos matemáticos complexos – para a época, pelo menos. O modelo, acredite se quiser, era considerado pequeno para o padrão da época. Seus mais de 350kg de peso eram uma pálida apresentação frente aos mais tradicionais da ocasião, que ocupavam salas inteiras.

Segundo os usuários que responderam à postagem, apenas 45 modelos dele foram criados, e ele trazia “incríveis” 15,8 KB – sim, kilobytes – de memória. Obviamente impensável nos termos atuais, esse volume era considerado “justo” na época. Ah, o LGP-30 era vendido por US$ 45 mil na época. Hoje, fazendo a devida conversão e os ajustes inflacionários, esse custo facilmente passaria de R$ 2,7 milhões.

Sim, o preço de uma mansão de médio porte, por um PC que mal comporta 30 palavras em um editor de texto.

Ninguém – nem o autor do post – deu qualquer informação sobre o outro PC, mas C-Wizz confirmou que nenhum deles está funcionando (obviamente), mas ele encontrou um museu de restauração na Alemanha (de onde ele e sua família são) e pretende procurá-los para ver se é possível reformá-los para o funcionamento pleno.

via Techspot

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários