Muita gente pode considerar o Windows e o Linux como rivais, mas isso mudou há alguns anos, sendo que a Microsoft chegou até mesmo a integrar parte do sistema do pinguim para facilitar a vida de muitos profissionais. Já agora, a empresa lança sua primeira distribuição.

Intitulada de Azure Linux, a distribuição é focada no uso corporativo e, como o nome até faz referência ao serviço, pode ser utilizada com agentes Azure, ou seja, é ideal para projetos na nuvem que façam uso do serviço da Microsoft.

Apesar de estar sendo disponibilizada somente agora, a distribuição estava sendo desenvolvida por pelo menos dois anos. Não apenas isso, a mesma chegou até a ter uma versão pública de testes disponibilizada em outubro de 2022.

Diferentemente de outras distribuições, como estas listadas pelo blog KaBuM!, a Azure Linux não tem como foco o usuário final ou que vá utilizar o sistema para atividades mais cotidianas. Ainda assim, a distro conta com uma interface gráfica simples, apesar de as principais funções serem acionadas a partir de comandos dados no terminal.

Azure Linux é baseada no Red Hat

No evento Microsoft Build 2023, Perrim explicou que a nova distribuição da Microsoft não chega a ser um fork do Fedora, mas emprestaram código deles. Assim, ele deu a entender que a distro é baseada em RPM e que foi realmente criada do zero para as necessidades que a própria empresa enxergava.

Para saber mais informações sobre a Azure Linux, toda a sua documentação está disponível nesta página da Microsoft.

Via: Sempreupdate

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários