Amazon cogita criar navegador próprio para PC
Em pesquisa enviada a usuários do e-commerce, Amazon avalia o que mais se deseja em um navegador para desktop e notebookBy - Cesar Schaeffer, 20 março 2023 às 16:40
Ao que tudo indica, o próximo produto da Amazon pode ser um navegador. Sim, um concorrente para Edge, Chrome, Firefox, Safari… Acredite se quiser.
Em uma pesquisa enviada a alguns usuários, uma das perguntas era “quais recursos o convenceriam a baixar e experimentar um novo navegador de desktop/notebook da Amazon?”.
A empresa explica que deseja entender o que seus clientes mais valorizam em um navegador web e também o que eles gostariam que um browser pudesse fazer melhor. “Ao participar desta pesquisa, você contribuirá com inovações que melhoram a experiência de navegação de milhões de pessoas em todo o mundo”, descreve o formulário.
I did!
There’s no way to interpret this other than “Amazon is seriously considering working on a desktop web browser.” pic.twitter.com/Aumkh27IPm
— Nicholas De Leon (@nicholasadeleon) March 14, 2023
Um navegador da Amazon?
A pesquisa traz também outras perguntas sobre a ideia de um navegador próprio. A última, para fechar o questionário diz: “Imagine que há um novo navegador da Amazon disponível. Selecione qual dos seguintes [aspectos] você mais gostaria de saber mais sobre”. A pesquisa lista, então, tópicos como privacidade, sincronização de senhas entre dispositivos e recursos de compras.
Há ainda a avaliação de outros recursos presentes em diferentes softwares hoje, como conversão de texto em fala, extensões, disponibilidade para sincronizar dados entre computadores e dispositivos móveis e, principalmente, bloqueio de cookies de terceiros.
Ou seja, parece mesmo que a Amazon está pensando em um navegador próprio, que certamente teria um grande impacto no seu negócio de publicidade. Para se ter uma ideia, o negócio de anúncios da Amazon faturou quase US$ 38 bilhões em 2022.
Vale lembrar que, em 2011, a empresa lançou um navegador da web chamado Silk, que se destinava exclusivamente aos produtos da própria empresa.
Comentários