Ao que parece, a Microsoft está incomodada com o fato do Windows 11 ainda não ter superado a popularidade de seu antecessor. E diante disso, a big tech tem recorrido à uma estratégia contestável de persuasão: enxurradas de anúncios de upgrade.

“Baixe o Windows 11!”

Pelo menos foi isso que têm reportado usuários do Windows 10. De acordo com os relatos, a Microsoft retomou a campanha agressiva de promoção e está exibindo propagandas (de tela cheia) durante a inicialização de máquinas com SOs anteriores.

Em um primeiro momento, o ad alerta que o usuário está elegível para atualizar sua máquina para o Windows 11. Mas ao recusar a proposta, outros três anúncios são exibidos em seguida com o intuito de apresentar o sistema operacional e descrever os benefícios do update.

Microsoft usa anúncios para estimular migração para Windows 11
Microsoft usa anúncios para estimular migração para Windows 11
Microsoft usa anúncios para estimular migração para Windows 11
Microsoft usa anúncios para estimular migração para Windows 11

O problema é que aparentemente não há como bloquear esses anúncios. Ou seja, quem quiser se manter fiel à versão 10 — seja por conveniência ou para evitar problemas de incompatibilidade vistos na nova versão — será constantemente incomodado pela Microsoft daqui pra frente.

É claro que a estratégia está relacionada ao fato do fim do suporte ao Windows 10 21H2, marcado para 13 de junho, estar se aproximando. E também porque é muito mais fácil cuidar de um só sistema operacional do que de vários (incluindo versões antigas).

Mas encher os usuários com ads talvez não seja a melhor estratégia. Ainda mais se a opção para recusar o update representar cerca de 5% da tela total do anúncio.

Via: PC Gamer

Comentários

1

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Raphael
20 de maio de 2023 17:10

O problema é que a grande maioria dos computadores do Brasil estão abaixo das configurações mínimas exigidas pela Microsoft para instalar o W11. Além do quê, na minha opinião, um CPU de 4 geração, por exemplo, ainda tem grande performance.