Início Tecnologia Moeda digital chinesa pode ser o futuro do dinheiro; entenda

Moeda digital chinesa pode ser o futuro do dinheiro; entenda

China comemora o sucesso dos últimos testes envolvendo o yuan digital, a moeda virtual oficial do país

Por enquanto, tudo sob controle. Depois de ter inventado o papel-moeda no século XI, a China agora está cada vez mais perto de se tornar a primeira nação a adotar oficialmente uma moeda digital e comemora o sucesso dos primeiros experimentos com o yuan digital.

Por enquanto, não há qualquer previsão para data de um possível lançamento nacional, mas com os dados dos últimos ensaios, tudo indica que isso não deve demorar muito; não mais de 12 meses, dizem alguns especialistas.

Os últimos testes da moeda digital chinesa

Na cidade de Suzhou, no leste da China, um projeto piloto realizado no início do mês distribuiu 55 yuan a 181.000 consumidores em suas carteiras digitais. O valor deveria ser gasto entre os dias 1 e 5 de maio no festival de compras Double Fifth; sucesso total.

Desde abril, em um teste ainda maior, o Banco do Povo da China testa a eficiência e segurança da moeda digital com 500 mil consumidores em 11 regiões do país.

Moeda digital chinesa pode ser o futuro do dinheiro; entenda
Imagem: Free-Photos/Pixabay

Tudo funciona a partir de um aplicativo simples que dá acesso a uma carteira virtual – ao usar a moeda digital, como incentivo, as pessoas recebem descontos em milhares de lojas participantes do projeto.

Esta última rodada de testes com o yuan digital é dez vezes maior que o primeiro experimento que ocorreu em 2020.

…rompendo barreiras

A China também está testando o yuan digital na fronteira entre Hong Kong e a vizinha Shenzhen, e está desenvolvendo também uma plataforma para tornar a moeda internacionalmente viável; o projeto envolve a Tailândia, os Emirados Árabes Unidos e o Banco de Compensações Internacionais.

O que a China vê na moeda digital

O yuan digital, como se espera de toda moeda digital, dispensa a necessidade dos bancos. Além disso, não há taxa de serviço, ao contrário da maioria das alternativas de pagamentos digitais disponíveis no país. Se não bastasse, a velocidade dos pagamentos também pode ser ainda mais rápida do que acontece, por exemplo, em plataformas que já operam no país como o WeChat ou Alipay.

Diferente do bitcoin e outras criptomoedas, a moeda digital chinesa é apoiada por um governo. Ou seja, isso quer dizer que a emissão de yuan digital deverá ser tão segura quanto a emissão do dinheiro físico em circulação na China.

Por último, ao contrário do dinheiro físico, a moeda digital dá ao governo melhor controle sobre o suprimento de dinheiro, uma vez que é possível acompanhar praticamente todas as transações ocorrendo a qualquer momento em tempo real. Resta saber quão benéfico é esse controle para a população…

Moeda digital chinesa pode ser o futuro do dinheiro; entenda
Imagem: Philippsaal/Pixabay

E o resto do mundo?!

A China não é o único país avançado na questão da moeda digital; Japão e Coréia do Sul, por exemplo, não ficam muito atrás dos chineses. A União Européia também sinalizou recentemente que uma versão digital do euro pode surgir no futuro. A verdade é que ninguém quer ficar para trás.

Fonte: The Conversation

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES