Gênio ou desocupado? Modder cria teclado de PC com disco giratório de telefone retrô
Criatividade e amizade com amantes de telefones antigos motivaram Squidgeefish a construir um teclado diferente de tudo que você já viuBy - Igor Shimabukuro, 7 dezembro 2022 às 13:56
Combinar velhas e novas tecnologias pode ser algo desafiador, mas que geralmente rende coisas curiosas (e divertidas). E talvez essas sejam as melhores características para um projeto da Squidgeefish, que combinou os teclados de desktop atuais com o icônico disco de telefones retrô.
Os mais jovens talvez não se lembrem, mas os telefones antigos não eram touch ou equipados com teclas numéricas: ao invés dos botões, os aparelhos traziam um disco de discagem (não diga) que forçava o usuário a girá-lo de acordo com o número desejado.
Dito isso, Squidgeefish resolveu substituir os números de um teclado para PC — até mesmo os que ficam acima das letras — pelo clássico disco de aparelhos telefônicos. O motivo? Fazer uma brincadeira com um colega de trabalho fascinado por telefones retrô.
Teclado-telefone em pleno 2022
Como é de se imaginar, o trabalho não foi tarefa fácil. O dial giratório de telefone produz um trem de pulso ao invés de um sinal, forçando o modder a utilizar um DDFRobot Beetle Board com pinos digitais e analógicos. Tudo isso com a ajuda de um software para capacitar o sistema a ler o trem de pulso.
Depois, foi preciso remover todas as teclas numéricas do teclado para a pegadinha fazer sentido. Isso sem contar a necessidade de imprimir algumas peças 3D, tanto para esconder a fileira numérica acima do teclado, quanto para criar um suporte para o disco na extremidade lateral do periférico.
Ajustes aqui, uso de adaptadores de USB ali, modificações na placa de circuito acolá e puff… o projeto ganhou forma. O resultado foi um teclado estranho — porém funcional — que promete um pouco mais de diversão (e trabalho) para digitar números e até símbolos.
Como foi utilizado meramente para uma pegadinha, o teclado diferentão infelizmente não está disponível para venda. Mas de todo modo, o projeto serviu para mostrar que tempo livre e criatividade podem ser suficientes para a criação de um periférico único por menos de US$ 30.
Via: Tom’s Hardware
Comentários