Homem com paralisia usa braços robóticos para comer sozinho
Nova técnica de interação cérebro-máquina permite que pessoas com deficiência controlem braços robóticos com esforço mental mínimoBy - Cesar Schaeffer, 3 julho 2022 às 10:59
A tecnologia diverte, educa, informa, transforma e, neste caso específico, liberta. Graças a uma nova técnica de interação entre homem e máquina, um homem parcialmente paralisado conseguiu se alimentar sem a ajuda de ninguém usando braços robóticos conectados por meio de uma interface cérebro-máquina desenvolvida por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Tudo o que ele precisava fazer eram pequenos movimentos com os punhos para que os braços robóticos equipados com garfo e faca cortasse a comida e levasse à sua boa. Segundo os pesquisadores, ele precisou de apenas 90 segundos para devorar toda a sobremesa.
Cérebro-máquina + braços robóticos
O grande avanço do novo método de interação cérebro-máquina está em um sistema de controle compartilhado que minimiza a quantidade de entrada mental necessária para concluir uma tarefa. Assim, o homem conseguiu controlar sua liberdade de movimento de quatro graus (dois para cada mão) para até 12 graus de liberdade para controlar os braços do robô.
O próximo passo, de acordo com os cientistas, é acrescentar um retorno sensorial semelhante ao toque em vez de depender exclusivamente de recursos visuais. Mais do que isso, esperam também melhorar a precisão e a eficiência, reduzindo a necessidade de confirmação visual.
De qualquer forma, podemos vislumbrar braços robóticos devolvendo movimentos delicados e complexos para quem precisa, trazendo assim, mais independência para pessoas com deficiência.
Comentários