Início Tecnologia Google anuncia cinco novas ferramentas de navegação para o Maps

Google anuncia cinco novas ferramentas de navegação para o Maps

Dentre as novidades do Google, há sistema para evitar freagens bruscas e a chegada do recurso de ruas detalhadas para mais 50 cidades

O Google anunciou durante o evento I/O desta terça-feira (18), cinco novas ferramentas para ajudar os usuários que utilizam o Maps.

A primeira delas é voltada para o público que utiliza o sistema em carros. O principal objetivo é o de evitar freagens bruscas e, consequentemente, acidentes. A partir de agora, o Maps vai calcular rotas que tenham menos possibilidade de apresentar momentos em que o carro deve ser parado repentinamente.

Isso será feito com base no aprendizado de máquina e com informações de navegação. Sempre que o usuário solicita uma rota, o sistema calcula o destino baseado em vários fatores, como a quantidade de pistas e quão direto é o percurso.

Com a atualização, o sistema do Google passará a calcular também quais rotas apresentam menos chances de apresentar um momento de freagem brusca em um cruzamento, por exemplo. De acordo com a empresa, espera-se que essa implementação seja responsável por eliminar 100 milhões de freagens bruscas a cada ano.

Mapas de rua detalhados e visualização ao vivo

Para os que se locomovem a pé, o Live View apresenta uma visão em tempo real dos locais, com indicações úteis de lojas e restaurantes, além de mostrar placas de rua importantes e cruzamentos complexos.

Apesar de ter sido lançado em alguns lugares no ano passado, a novidade estará disponível em mais 50 cidades até o fim do ano – incluindo Berlim, São Paulo e Seattle. As direções são fornecidas com base em análises de reconhecimento de paisagens feitas por inteligência artificial.

Identificação de áreas movimentadas

Maps lotação
Foto: Google

Atualmente, o Google estima que mais de 80 milhões de pessoas procuram informações em tempo real sobre a lotação de lugares específicos. Isso, em tempos de pandemia, pode ser essencial.

Pensando nisso, a empresa vai expandir essa funcionalidade para áreas inteiras, como um bairro ou locais específicos de cidades. Com isso, evitar aglomerações em ruas pode ser mais fácil.

Mapa personalizado

Mapa personalizado
Foto: Google

Com essa novidade, o Google Maps passa a mostrar os pontos de interesse mais relevantes para a hora do dia em que o usuário se encontra. Em um exemplo dado, a empresa destaca que, se o aplicativo for aberto às 8h em Nova York, várias cafeterias serão exibidas – em vez de locais para jantar.

E isso vai se estender durante o dia, conforma a hora passa e o usuário se desloca pelos locais da cidade.

Vale lembrar que o Google não deu previsão para que essas novidades sejam ao Maps. No entanto, a empresa afirma que devem chegar nos próximos meses.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES