Por mais que siga como o mais popular sistema operacional da atualidade, o Windows 10 receberá sua última atualização de segurança em 2025. Mas para dar tempo extra aos seus usuários, a Microsoft acaba de anunciar um programa para estender updates por mais três anos.

Como já divulgado anteriormente pela big tech, a versão 10 do Windows não terá mais suporte após o dia 14 de outubro de 2025. Isso significa praticamente o fim — ainda que não oficial — do SO, visto que o sistema ficará mais vulnerável a bugs, softwares maliciosos e afins.

A opção mais “fácil” (porém cara) seria migrar para o Windows 11. Mas a Microsoft resolveu dar uma colher de chá para quem quiser manter o sistema operacional por mais alguns anos.

Isso porque a empresa oferecerá, em breve, um programa de Atualização de Segurança Estendida (ESU) para o Windows 10 que vai ampliar o suporte a updates até 14 de outubro de 2028. E pela primeira vez, o programa ESU, antes limitado a clientes comerciais, será liberado para todos.

Vale destacar que o programa cobre apenas atualizações críticas e importantes, não englobando patches técnicos. E por ora, nenhum valor foi divulgado.

Windows 10 ainda é líder entre SOs

É verdade que a Microsoft já adotou uma medida similar com o ESU para Windows 7. Mas há uma boa justificativa para repetir a dose com a versão mais atual: passados oito anos desde o seu lançamento, o Windows 10 lidera o topo das paradas quando o assunto envolve sistemas operacionais pelo mundo.

E segundo dados da Statcounter, 68% dos sistemas utilizam a versão.

Uso do Windows 10

Imagem: reprodução/Statcounter

Resta saber como a Microsoft forçará a migração para o Windows 11 antes do fim do suporte oficial e do ESU da versão antecessora.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários