De alguma forma, Zuckerberg e Musk concordaram em ‘sair na mão’; entenda
Brincadeira dificilmente vai virar realidade, mas os líderes da Meta (Zuckerberg) e do Twitter (Musk) entreteram a ideia de irem às “vias de fato”By - Rafael Arbulu, 22 junho 2023 às 12:38
Não, o título não está errado: Mark Zuckerberg, CEO da Meta; e Elon Musk, CEO do Twitter, estão entretendo a ideia de lutarem um contra o outro – e não estamos falando do campo da concorrência empresarial, mas sim das “vias de fato”, com socos, chutes e um juiz. Do jeito que os dois são, é certo que ao menos um deles está tentando descobrir como lançar um hadouken…
Obviamente, a situação é uma brincadeira sadia entre os dois bilionários, mas a trama toda é boa/tosca demais para deixarmos passar, e como 9 em cada 10 acontecimentos sobre qualquer na vida, essa situação toda começou com uma “fofoca indireta”.
Essencialmente, as engrenagens do combate do século começaram a girar quando Chris Cox, chefe de produto (CPO) da Meta, afirmou que a empresa estava conversando com influenciadores que – e estamos parafraseando aqui – “buscavam uma plataforma operada de maneira sã”. Isso tem a ver com aquela rede social supostamente concorrente do Twitter que o Instagram definitivamente está pode ou não estar desenvolvendo.
Elon Musk viu isso repercutir na mídia e reagiu…
I’m sure Earth can’t wait to be exclusively under Zuck’s thumb with no other options.
At least it will be “sane”. Was worried there for a moment ?.
— Elon Musk (@elonmusk) June 21, 2023
…apenas para ser urgido à cautela por um de seus fãs, que ressaltou que “o Zuckerberg tá lutando jiu jitsu agora”. Prontamente, Musk disse que toparia uma “luta no cage se ele topasse”. “Cage”, nesse contexto, é uma referência ao octógono usado como palco para as lutas do Ultimate Fighting Championship (UFC):
I’m up for a cage match if he is lol
— Elon Musk (@elonmusk) June 21, 2023
Eis que Mark Zuckerberg viu o tuíte e, pelos seus stories nas plataformas da Meta, pediu apenas que escolhesse um lugar e o resto é história…
O tom da brincadeira seguiu nessas amenidades por mais alguns tuítes, com Musk dizendo que ele tem um golpe especial chamado “A Morsa”, no qual ele “deita em cima do oponente e não faz nada” – um movimento que muita gente prefere chamar de “fim de um date ruim no Tinder”, diga-se de passagem.
Brincadeiras à parte, um embate entre os dois possivelmente não acabaria bem para o CEO do Twitter: Elon Musk chegou a admitir em 2018, quando participou do podcast The Joe Rogan Experience, que “fazia jiu jitsu” em Palo Alto, na Califórnia, e que tem muita admiração pela família Grace – os brasileiros tidos como “inventores” do esporte – e que assiste as lutas do UFC de forma contumaz. Entretanto, referências sobre o assunto indicam que ele não só não treina mais, como não foi muito longe quando o fazia: oficialmente, a graduação do bilionário é “faixa branca”, o símbolo de entrada em artes marciais orientais.
Sim, o mesmo podcast em que ele fumou o “cigarrinho natural”…
Mark Zuckerberg também não tem lá muuuuuita experiência na chamada “arte suave”, mas ele é aluno frequente de Dave Camarillo, um dos técnicos de jiu jitsu da American Kickboxing Academy – a mesma academia que formou lutadores profissionais como Jon fitch, Frank Shamrock, Cain Velasquez Khabib Nurmagomedov e Daniel Cormier, para citar alguns – inclusive, Camarillo é considerado o mentor de Velasquez e Fitch.
O CEO da Meta tem pouca experiência, mas vem dando saltos notáveis: em maio deste ano, Zuckerberg participou pela primeira vez de um torneio de jiu jitsu, levando a medalha de ouro em uma divisão de peso, e prata em outra.
Convenhamos, uma luta entre os dois seria algo a se notar, considerando que a maioria das promotoras de eventos vêm realizando combates literais entre influenciadores da internet – basta ver os irmãos Logan e Jake Paul e o britânico Olajide Olayinka Williams “JJ” Olatunji (mais conhecido como “KSI”).
E considerando como as artes marciais tendem a ter mais cuidado médico que outras atividades bilionárias – mais que turismos de submarino, dependendo do caso – certamente a proposta, ainda que jocosa, deve ter deixado alguns empreendedores salivando.
Imagine se a moda pega? Satya Nadella e Sundar Pichai se socando pela supremacia do Bard versus o ChatGPT/New Bing? Evan Spiegel e Adam Mosseri descontando a raiva fisicamente sobre quem inventou os Stories?
Existe um mercado aí, e se algum dia isso acontecer, o blog KaBuM! vai cobrar direitos pela ideia, já avisamos…
Comentários