Fã cria remaster não oficial de ‘Xenogears’, já que a Square Enix não quer
Apesar de fazer vários remasters, a Square Enix nunca se interessou por reviver ‘Xenogears’, que está preso ao primeiro PlayStation desde 1998By - Rafael Arbulu, 30 abril 2023 às 15:08
Por mais que a Square Enix esteja empolgada em trazer vários remasters de seus jogos mais antigos, Xenogears parece não estar nos planos da japonesa. Uma pena, já que o RPG de 1998 chegou a vender quase um milhão de cópias apenas no Japão no ano de seu lançamento.
Um fã, no entanto, decidiu mudar isso: “1vierock” lançou recentemente um remaster não oficial de Xenogears – e diga-se de passagem, um remaster “de responsa”. Além de redesenhar toda a interface de usuário, ele atualiza mais de 90 mil texturas para uma apresentação mais próxima da tecnologia contemporânea.
https://youtu.be/WP7DivfDHrM
https://youtu.be/gsJBIuKbz4k
Xenogears teve um desenvolvimento interessante: ele teoricamente deveria ser Final Fantasy VII. Originalmente, esse foi o objetivo de seu roteiro, mas devido ao tom mais obscuro da história, a Square Enix preferiu não seguir por esse caminho e, eventualmente, viemos a conhecer Cloud Strife, Sephiroth e afins de forma separada.
Entretanto, não querendo abrir mão de uma boa história, o jogo seguiu em frente como um projeto próprio, eventualmente sendo lançado no primeiro PlayStation em 1998 – um ano depois de Final Fantasy VII.
O jogo ainda passou por outras dificuldades: devido ao uso de muitos elementos religiosos, tons críticos a ambientes de guerra e outros temas potencialmente voláteis, a sua localização no Ocidente teve que passar por edições. Nada foi censurado, mas o time precisou de criatividade na hora de levar a narrativa para “o lado de cá” do planeta.
O jogo em si chegou a receber títulos relacionados – Xenosaga e Xenoblade têm elementos que os colocam na mesma linha do tempo que o Xenogears original. Mas o primeiro jogo, em si, nunca recebeu nenhuma atenção da Square Enix após o seu lançamento.
Daí o remaster não oficial: para poder aproveitá-lo, você vai precisar baixar o aplicativo chamado “RetroArch”, uma espécie de “repositório de emuladores” que conta com diversas APIs que o fazem “ler” jogos do PlayStation original. As ROMs – arquivos de imagem dos jogos emulados – também têm que ser baixadas separadamente (Xenogears foi lançado em dois CDs).
O download do mod pode ser encontrado na descrição deste vídeo aqui disponível no YouTube.
Comentários