Hora de irritar os dois lados dos consumidores de consoles: segundo avaliação da Ampere Analysis, o PlayStation 5 vendeu perto de 30 milhões de unidades, versus aproximados 18,5 milhões do Xbox Series.

Por outro lado, a mesma empresa estima que o console da Microsoft é parte de um ecossistema mais completo que o da gigante japonesa, já que a divisão de gaming da americana – junto de outras divisões e serviços – cresceu mais que a Sony.

PlayStation 5 supera vendas do Xbox Series em quase 12 milhões de unidades, estima analista
PlayStation 5 supera vendas do Xbox Series em quase 12 milhões de unidades, estima analista

Citando o analista responsável, Piers Harding-Rolls:

“A Sony continua a liderar o mercado global de consoles com 45% de fatia do setor consolidado (hardware, jogos e consumo de serviços) vistos por todas as plataformas PlayStation. Isso representa uma queda de 1,3% em relação a 2021, parcela essa que foi ‘roubada’ pela Microsoft. A Nintendo ampliou sua fatia em 0,5%, enquanto a fatia da Microsoft cresceu de 25,5% para 27,3% à medida que o gasto do consumidor em hardwares e sistemas de console como o Game Pass cresceu. A Sony retém a posição de comando do mercado de consoles devido às vendas de seu relativamente caro PlayStation 5, a crescente escalada de seus negócios em serviço e uma maior capacidade de monetização in-game por jogos disponíveis nos consoles PlayStation versus os da Nintendo.”

De acordo com o analista, tanto o PlayStation 5 como o Xbox Series tiveram suas vendas enfraquecidas em 2022 devido à falta de disponibilidade das plataformas nas lojas – uma das consequências ainda presentes da pandemia da COVID-19. A situação, no entanto, parece estar mudando, com a própria Sony reconhecendo que já vem contornando o problema e que, hoje, está mais fácil de encontrar um PS5 nas prateleiras.

Neste ponto, no entanto, Harding-Rolls argumenta que a Microsoft deve perder a vantagem de ter dois sistemas vendidos ao mesmo tempo: o Xbox Series X e seu irmão menor, o Series S, contribuíram num primeiro momento para que a empresa americana tomasse parte do domínio da Sony – entretanto, as festas de fim de ano de 2022 mostraram uma baixa demanda pelo Series S, o que deve fazer com que o vazio entre as concorrentes aumente neste ano.

“A disponibilidade do PlayStation 5 melhorou perto do fim do ano [passado], especialmente nos EUA, e o estoque global tem se mantido bem mais estável em 2023. A Ampere estima que o espaço entre as vendas de unidades do PlayStation 5 e do Xbox Series deve aumentar no primeiro semestre de 2023, com o Series X encontrando maior consistência de disponibilidade na segunda metade do ano. O Switch, por sua vez, fechou 2022 com uma base instalada de 119,5 milhões de unidades, superando o PlayStation 4. A Ampere estima que a próxima geração de consoles da Nintendo deve chegar ao final de 2024.”

No passado recente, falamos sobre como a Sony se gabou do final de 2022 corresponder ao “melhor trimestre” da empresa até então – ao menos, no que tange ao PlayStation. Por outro lado, a análise da Ampere não leva em consideração a possibilidade de aquisição da Activision Blizzard por parte da Microsoft, o que certamente pode movimentar o mercado na direção do Xbox Series.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários