Vídeo divulgado pela Namco sugere sequência de Tekken ou remake do primeiro jogo
Vídeo promove as atualizações previstas em Tekken 7, atual game da franquia de luta, mas seu final trouxe dúvida sobre futuro da marcaBy - Rafael Arbulu, 8 agosto 2022 às 13:00
A publisher Bandai Namco esteve presente na apresentação do torneio de jogos de luta EVO 2022 para exibir um vídeo que deixou fãs em bastante dúvida: a franquia Tekken, afinal, vai ganhar uma sequência, ou o próximo projeto da marca será um remake de seu primeiro jogo?
Isso porque o vídeo todo é mais focado nas atualizações que o atual título da empresa – Tekken 7 – deve ganhar a partir de 16 de agosto. Basicamente, podemos resumir as mudanças a um maior equilíbrio entre os personagens disponíveis, a fim de se evitarem vantagens indevidas.
Mais além, o vídeo também confirma a realização das finais da turnê mundial da marca para fevereiro de 2023. Mas é o final do material que deixou a internet inteira falando:
Como você viu pelo reprodutor acima, o final do vídeo mostra o vilão Kazuya Mishima jogando seu pai Heihachi da borda de um precipício. A cena começa sendo reproduzida no mesmo estilo gráfico dos arcades, onde a franquia fez sua estreia em 1994.
Ao final, bem nos últimos segundos, porém, a cena é atualizada para um visual bastante detalhado, como se fosse desenvolvida com a Unreal Engine 4 que, coincidentemente, é o motor gráfico do jogo mais recente da marca. A legenda “Prepare-se” (ou “Get Ready”) aparece antes de fechar a apresentação do vídeo reproduzido no YouTube.
Tekken 8, Tekken Remake ou “Tekken nada”?
Atenção: spoilers do cânone de Tekken, Tekken 2 e de Tekken 7 a seguir. Você estará seguro dele após a imagem que posicionamos três parágrafos para baixo a partir daqui.
Apenas pelo vídeo, a especulação toda pende mais para o lado do remake – convenhamos, é um dos finais de um dos principais personagens da franquia no segundo jogo dela. A súbita mudança para uma apresentação visual mais contemporânea pode até ser um indício de uma sequência – considerando que o título mais recente, apesar de chegar aos principais consoles em junho de 2017, foi lançado em março de 2015, nos fliperamas japoneses.
A ideia do remake faz mais sentido uma vez que a cena toda é exatamente igual ao final de Kazuya Mishima no primeiro jogo: canonicamente, Kazuya venceu seu pai no primeiro jogo, atirando-o de um precipício no final. Heihachi sobreviveu à queda e vingou-se do filho da mesma forma no jogo seguinte. Dado como morto, Kazuya estava ausente na terceira produção – seu filho, Jin Kazama, viria a tomar o protagonismo – e retornaria apenas em Tekken 4.
Mais além, Kazuya atirar Heihachi do topo do vulcão é o final canônico do jogo atual: depois de uma árdua guerra corporativa entre a Mishima Zaibatsu (empresa controlada por Heihachi) e a G Corporation (liderada por Kazuya), o guerreiro portador do gene demoníaco finalmente sobrepõe-se ao seu pai e o mata, vingando sua derrota sofrida no segundo jogo da série.
Interpretando desta forma, o teaser divulgado pela Namco pode ser entendido como um novo jogo, cujo enredo será retomado no momento exato em que o atual acaba.
Entretanto, o “Prepare-se” ao final do vídeo pode ser apenas um pedido para que os jogadores da marca esperem por novidades em relação ao jogo atual, e uma sequência ou remake seja apenas objeto de especulação e não um projeto real – não que a Namco não vá lançar um Tekken 8, mas pode bem ser o caso de que ela não vá fazer o jogo agora.
Evidentemente, nem a Namco, nem Katsuhiro Harada – o homem forte por trás da franquia – deram qualquer detalhe, então qualquer novidade sobre o projeto – seja ele uma sequência, um remake ou nada – ainda deve demorar a aparecer.
Comentários