Stray, o jogo do gato, está disponível para Mac por R$ 100
Mais um jogo para rechear a biblioteca de games da Apple, Stray está disponível para download via App Store ou SteamBy - Cesar Schaeffer, 7 dezembro 2023 às 14:47
Um dos jogos mais populares de 2022, Stray, o jogo do gato, agora está disponível para Mac via App Store ou Steam, por R$ 100. Até o últimos lançamentos – entenda por isso o iPhone 15 e os novos MacBooks – a Apple não fez muito esforço para que seus dispositivos fossem realmente bons para jogar. Claramente, isso mudou este ano com os novos processadores da série “M”.
Stray is now available on macOS through the Mac App Store and Steam.
Mac App Store: https://t.co/ZG81IE97Ek
Steam: https://t.co/aEDdOWwOWu pic.twitter.com/psLlCBiveO— Annapurna Interactive (@A_i) December 5, 2023
Stray – o jogo que conquistou mais assinantes para a PS Plus – é mais um dos muitos games da biblioteca em formação de jogos para Mac. Este ano, na conferência da Apple para desenvolvedores, a WWDC, foram anunciados novos recursos do novo sistema operacional da Maçã para computadores, o macOS Sonoma que, entre muitas novidades, traz o “Game Mode” para otimizar a jogatina nos Macs.
Vale lembrar que os jogos que estão chegando para Mac, como Stray, são destinados apenas às maquinas já equipadas com Apple Silicon, ou seja, fabricadas a partir de 2020, com o chip M1.
Stray e outros games no Mac
Inúmeros testes de jogos, inclusive benchmarks, vem sendo feitos nos computadores da Apple desde o lançamento do chip M1, em 2020.
Em uma dessas comparações, o M1 enfrentou a placa Radeon RX 560, da AMD, e a GTC 1050 Ti, da Nvidia – na época, as GPUs de melhor desempenho. Surpreendentemente, o processador da Apple se saiu muito melhor que os concorrentes.
O “Game Mode”, que chegou junto com o masOS Sonoma, é basicamente um recurso equivalente a qualquer modo Performance visto em consoles e outros computadores. No caso, o modo — aparentemente compatível com qualquer jogo — vai fazer com que o sistema priorize a CPU e GPU para as jogatinas, deixando demais tarefas em segundo plano.
Com isso, jogadores de dispositivos da Apple poderão usufruir de taxas de quadros mais suaves e consistentes, além de diminuições de latências de AirPods ou controles de Xbox e PlayStation pareados.
Nnova ferramenta para devs de jogos
Mais importante que o tal Game Mode é o Game Porting Toolkit: um conjunto de ferramentas que vai facilitar a vida dos desenvolvedores a portar seus jogos de outras plataformas.
Com o kit, gamedevs que pretendem lançar jogos para o macOS terão uma ferramenta dedicada de otimização. Fora isso, todos os processos parecem ter sido otimizados, o que promete agilizar ainda mais o desenvolvimento de ports.
“Um processo que costumava levar meses agora pode ser feito em dias”, disse Jeremy Sandmel, diretor senior de software e GPU da Apple.
Comentários