Um dos jogos mais populares de 2022, Stray, o jogo do gato, agora está disponível para Mac via App Store ou Steam, por R$ 100. Até o últimos lançamentos – entenda por isso o iPhone 15 e os novos MacBooks – a Apple não fez muito esforço para que seus dispositivos fossem realmente bons para jogar. Claramente, isso mudou este ano com os novos processadores da série “M”.

Stray – o jogo que conquistou mais assinantes para a PS Plus – é mais um dos muitos games da biblioteca em formação de jogos para Mac. Este ano, na conferência da Apple para desenvolvedores, a WWDC, foram anunciados novos recursos do novo sistema operacional da Maçã para computadores, o macOS Sonoma que, entre muitas novidades, traz o “Game Mode” para otimizar a jogatina nos Macs.

Vale lembrar que os jogos que estão chegando para Mac, como Stray, são destinados apenas às maquinas já equipadas com Apple Silicon, ou seja, fabricadas a partir de 2020, com o chip M1.

Stray para Mac na App Store

Imagem: reprodução / App Store

Stray e outros games no Mac

Inúmeros testes de jogos, inclusive benchmarks, vem sendo feitos nos computadores da Apple desde o lançamento do chip M1, em 2020.

Em uma dessas comparações, o M1 enfrentou a placa Radeon RX 560, da AMD, e a GTC 1050 Ti, da Nvidia – na época, as GPUs de melhor desempenho. Surpreendentemente, o processador da Apple se saiu muito melhor que os concorrentes.

O “Game Mode”, que chegou junto com o masOS Sonoma, é basicamente um recurso equivalente a qualquer modo Performance visto em consoles e outros computadores. No caso, o modo — aparentemente compatível com qualquer jogo — vai fazer com que o sistema priorize a CPU e GPU para as jogatinas, deixando demais tarefas em segundo plano.

Game Mode anunciado pela Apple

Imagem: reprodução

Com isso, jogadores de dispositivos da Apple poderão usufruir de taxas de quadros mais suaves e consistentes, além de diminuições de latências de AirPods ou controles de Xbox e PlayStation pareados.

Death Stranding, novo jogo gratuito da Epic Games

Imagem: divulgação/KOJIMA PRODUCTIONS

Nnova ferramenta para devs de jogos

Game Porting Kit da Apple

Imagem: reprodução

Mais importante que o tal Game Mode é o Game Porting Toolkit: um conjunto de ferramentas que vai facilitar a vida dos desenvolvedores a portar seus jogos de outras plataformas.

Com o kit, gamedevs que pretendem lançar jogos para o macOS terão uma ferramenta dedicada de otimização. Fora isso, todos os processos parecem ter sido otimizados, o que promete agilizar ainda mais o desenvolvimento de ports.

“Um processo que costumava levar meses agora pode ser feito em dias”, disse Jeremy Sandmel, diretor senior de software e GPU da Apple.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários