Sony recusou direitos da marca FIFA na década de 1990
Detalhe é que a FIFA ofereceu os direitos de venda, sendo que a EA já estava em negociaçãoBy - Luiz Nogueira, 9 outubro 2023 às 18:08
Atualmente, a EA Sports não tem mais parceria com a FIFA para lançar jogos junto ao órgão de futebol. No entanto, a situação seria um pouco diferente do que estamos acostumados caso a Sony, lá nos anos 1990, tivesse aceitado um acordo proposto.
De acordo com Tom Stone, ex-vice-presidente de marketing da EA, a ISL (companhia responsável pela negociação dos direitos FIFA), entrou em contato com a Sony, sem que a EA soubesse, para oferecer um contrato de exclusividade sobre a marca.
“Chris Deering [presidente do PlayStation Europa na época], se encontrou comigo e disse: ‘Nos ofereceram os direitos de FIFA Soccer’. Eu disse: “Está brincando. É sério? A ISL entrou em contato com você e perguntou se gostariam da licença exclusiva para o FIFA? Depois de tudo que fizemos por eles?’ Fiquei muito zangado”, disse Stone.
E ele continua: “Mas o Chris me disse: ‘Não assinarei o acordo a menos que você não consiga chegar a uma decisão coma FIFA. É o seu acordo. Você criou isso’. Obviamente, Chris tinha uma visão geral do apoio que a EA deu à PlayStation em todo o mundo”.
FIFA quase deixou a EA sem os direitos
Por incrível que pareça, apesar da entidade oferecer os direitos à Sony, a EA já trabalhava com o órgão antes disso, pois a conversa sobre a mudança do acordo foi feita em 1997, sete anos após o primeiro game da colaboração.
Via: Eurogamer
Comentários