Após uma investigação sobre práticas de renovação automática realizada pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido, Sony e Nintendo concordaram em atualizar as diretrizes de seus respectivos serviços de assinaturas para evitar cobranças de contas inativas.

Sony e Nintendo seguem passos da Microsoft

A Sony, por exemplo, vai notificar os donos de contas do PlayStation Plus não utilizadas para lembrá-los de como cancelar a assinatura. Se os usuários não interromperem o serviço e as contas continuarem sem atividade por um ano, a companhia vai encerrar as cobranças.

Já a Nintendo alterou suas práticas comerciais para que o Nintendo Switch Online não seja mais vendido com renovação automática por padrão. Para os usuários britânicos que desejarem a função, será necessário ativar manualmente o recurso após a inscrição.

Vale destacar que a mudança de política de Sony e Nintendo acontece meses após a Microsoft adotar uma postura parecida. Em janeiro, a dona do Xbox se comprometeu a notificar donos de contas inativas do Xbox Live Gold e Game Pass no Reino Unido e, posteriormente, interromper as cobranças — em caso de inatividade, é claro.

Fim da investigação

Após os acordos, a CMA do Reino Unido encerrou as investigações sobre os serviços de jogos online iniciada em 2019. A apuração não só tinha como objetivo analisar as cobranças automáticas, como verificar as dificuldades de reembolsos e termos de assinatura potencialmente injustos.

“Como resultado de nossas investigações, várias mudanças foram feitas neste setor para proteger os clientes e ajudar a lidar com as preocupações com a renovação automática de assinaturas”, celebrou Michael Grenfell, diretor executivo de fiscalização da CMA.

Resta saber se as novas políticas de Sony e companhia serão válidas apenas no Reino Unido ou se serão expandidas para outras regiões.

Via: Engadget/GamesIndustry.biz

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