Sega: documentos revelam como foi a briga contra Sony e Nintendo nos anos 90
Um compilado de documentos surgiu na internet revelando como a Sega lutou contra a Sony e a Nintendo nos anos 90 com o Saturn e outros videogamesBy - Alvaro Scola, 5 julho 2023 às 9:25
A Sega teve um papel crucial para a popularização dos videogames entre a década de 80 e 90, sendo que o Dreamcast, seu último console, foi lançado em 1998. Agora, na internet, surgiram alguns documentos que revelam quais foram os planos da empresa com o Saturn e que mostram qual foi a estratégia da empresa com o mesmo.
Os documentos em questão foram publicados pelo site Sega Retro, que não tem relação oficial com a empresa, e mostra desde estratégias para a E3 até dados sobre as vendas dos consoles. Para começar, quando ainda brigava com o PlayStation 1, a empresa parecia estar feliz com o número de vendas chegando a dizer que estava “matando a Sony”.
No e-mail, que pode ser visto acima, a empresa ainda ressalta que teria visitado 10 lojas e que o Saturn mal podia ser encontrado nas prateleiras, assim como os jogos Panzer Zwei e Virtua Fighter 2. Inclusive, devido às boas vendas no Japão, a empresa acreditava que teria sucesso nos Estados Unidos, algo que não ocorreu bem assim.
Já em outro e-mail, a Sega também demonstra preocupação em ser competitiva com a Nintendo, que estaria chamando o Nintendo 64 de “The Ultimate Gaming Machine”. Para competir, uma das apostas seria chamar a atenção para o preço do Saturn. Entretanto, o que também chama a atenção no e-mail é que, aparentemente, algumas decisões feitas para os jogos eram divergentes.
Um pouco mais distante no documento revelado, a Sega começa a mostrar uma preocupação em competir com a Sony por ter tido a sua verba de marketing cortada em aproximadamente 40%. E para continuar competindo, a empresa apostava em conseguir título 3rd party, além do lançamento de um Sonic, que nunca chegou a ter um jogo original no Saturn.
Outros planos da empresa também envolviam focar em jogos de esporte e em como os jogadores poderiam ter uma experiência “Arcade”, uma referência clara aos títulos que faziam sucesso nos fliperamas.
Documento completo aborda outros hardwares da Sega
O documento disponibilizado pelo site ainda aborda alguns detalhes interessantes, como o número baixo de vendas do 32X e até de como o Game Gear estaria perdendo em vendas para o Game Boy.
Para ler o documento completo da Sega que foi disponibilizado na internet, basta acessar este link. Todo o seu conteúdo, vale notar, está em inglês e envolve diversas planilhas com estatísticas.
Via: Kotaku
Comentários