A SEGA quer “voltar à mentalidade rebelde” com a releitura e lançamento de cinco de seus jogos mais antigos. Durante a cerimônia do Game Awards 2023, a empresa japonesa anunciou, por meio de um trailer, o retorno de Crazy Taxi, Golden Axe, Jet Set Radio, Shinobi e Streets of Rage.

Todos esses títulos serão alvo de um retrabalho que promete adaptá-los às tecnologias 3D mais modernas, remetendo à época em que a SEGA ainda era uma desafiante à hegemonia de consoles ou, como ela mesma definiu, seu período mais “raivoso”, findado com a morte do Dreamcast, seu último console.

A ideia de “rebeldia” da SEGA não é exatamente nova, mas carece de explicação: durante a maior parte dos anos 1990, a empresa que serve de casa para o icônico Sonic era tida como a “desafiante”, se opondo firmemente à hegemonia da então toda-poderosa Nintendo. Essa situação persistiu até o Dreamcast – existente mais ou menos no período de transição entre o PlayStation e o PlayStation 2. Infelizmente, o console acabou não vingando comercialmente, e a SEGA tomou sua histórica decisão de deixar a fabricação de aparelhos e se dedicar apenas à publicação de jogos.

Em entrevista ao Washington Post, o CEO da SEGA of America, Shuji Utsumi, disse que essa é uma estratégia que “finalmente começou a render frutos”: ele, que atuou no lançamento do Dreamcast e, em sua experiência, também tem o lançamento do primeiro PlayStation, retornou à empresa há quatro anos e, em suas palavras, encontrou “um tesouro” de propriedades intelectuais:

“O conceito por trás de jogos como ‘Jet Set Radio’ é bem avançado. Os criadores originais estão envolvidos de novo, e a hora é agora. É uma ótima oportunidade para as pessoas apreciarem todo tipo de conceito.” – Shuji Utsumi, CEO da SEGA of America

Golden Axe, jogo da SEGA

Golden Axe, um dos jogos mais antigos da SEGA, está ganhando uma releitura de atualização (Imagem: SEGA/Reprodução)

Utsumi ressaltou que, devido ao crescimento de suas três produções principais – Sonic, Yakuza (que passou por um rebranding e agora é chamada Like A Dragon) e Persona – as propriedades de legado da SEGA acabaram caindo em um segundo plano. Não que ele se arrependa: de acordo com o executivo, a empresa investiu em suas três “campeãs”, e elas cresceram bem, ofuscando outras marcas.

Agora, Utsumi disse que pretende reavivar as franquias anteriores – e mesmo as cinco escolhidas no trailer acima podem não estar sozinhas: fãs lotaram os fóruns online levantando outras possibilidades de revivals de jogos da SEGA, com Virtua Fighter sendo citado repetidas vezes.

“Estamos avaliando tudo agora. Virtua Fighter não usa tantos truques e golpes especiais como Street Fighter, é tudo muito realista. Como podemos torná-la mais dramática? Isso é algo que estamos pensando agora.”

E você, quer ver algum clássico da SEGA de volta? Qual seria o primeiro que você escolheria?

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários