Estaria a Sony tentando dispensar a Steam e vender jogos no PC por conta própria?
Código de “Marvel’s Spider-Man” indica que Sony deve criar uma gestão própria de jogos no PC, tirando produtos da Steam e da Epic GamesBy - Rafael Arbulu, 17 agosto 2022 às 11:44
Isso é só um boato por enquanto, mas não deixa de ser bem fundamentado: a Sony pode estar em vias de criar uma solução própria de acesso aos seus jogos no PC, efetivamente tirando-os de lojas como a Steam ou a Epic Games Store.
A principal pista para essa possível manobra é o código-fonte da versão PC de Marvel’s Spider-Man Remastered, que a Sony recentemente lançou nos computadores pessoais – e que nós já jogamos e publicamos um review bem detalhado.
Vários usuários escavaram os arquivos de sistema presentes no jogo e descobriram referências para uma possível integração das contas da PlayStation Network – hoje, restrita aos consoles da marca PlayStation – com os jogos da Sony lançados no PC. Tais arquivos, aliás, estão nomeados bem expressamente para esta finalidade: “PSNAccountLinked” e “PSNLinkingEntitlements”, por exemplo.
Há ainda menções ao termo “LevelCapExtras”, dentro de “PSNAccountLinked”, indicando que – especificamente no caso de Spider-Man – a desenvolvedora Insomniac Games planejou (ou planeja, ainda, talvez com updates no futuro) criar benefícios para quem integrasse a conta do console com o PC.
Tudo isso pode indicar que a Sony está em vias de criar uma solução própria para fãs curtirem seus jogos no PC, mas dentro de um ambiente controlado por ela. Atualmente, você não precisa ter uma conta na PSN para jogar, por exemplo, God of War em seu computador, e os jogos da empresa estão disponíveis pelas principais lojas multifacetadas – Steam, por exemplo.
Entretanto, uma possível integração pode ver a Sony criar algo aos moldes do que fez a Blizzard, com a Battle-net: jogos dela estão disponíveis apenas pelo app dedicado e nenhum outro lugar. Ou ainda, a Sony pode seguir o caminho da EA ou da Rockstar Games: manter seus jogos em outras lojas, mas forçar o download de apps específicos para fins de verificação de identidade e possível marketplace próprio. A EA faz isso com o Origin e EA Play e parece funcionar bem.
Esse é um aspecto importante do ponto de vista de negócios: listar um jogo na loja da Steam ou Epic Games Store não é um benefício, mas sim um acordo comercial. As empresas posicionadas nesses marketplaces pagam aos seus respectivos donos um percentual de suas vendas.
Com uma solução própria, a Sony poderia, ao mesmo tempo, escapar dessa tarifa e desenvolver uma aplicação que integre a sua loja atual dos consoles – já bem solidificada no mercado – dentro do PC. Vale lembrar que, ano passado, o CEO da Sony Interactive Entertainment (o nome oficial da divisão “PlayStation” da empresa), Jim Ryan, afirmou que a ideia é levar “uma enorme gama” de jogos da companhia para o PC.
“Spider-Man” é a sexta produção para PlayStation que encontra seu caminho para os computadores pessoais, e mais tarde neste ano devemos receber versões de “Miles Morales”, uma expansão do Homem-Aranha original; e Uncharted: Legacy of Thieves Collection.
Mais além, foi aberta recentemente uma página de perguntas e respostas especificamente para a Sony tirar dúvidas de seus jogos no PC, o que por si só já serviu para levantar mais suspeitas. A página em si ressalta, no entanto, que “atualmente” não há formas de integrar jogos entre o PlayStation 4, PlayStation 5 ou PCs, nem pela PSN nem pelo compartilhamento de arquivos de progresso (os “saves“) pela nuvem.
Evidentemente, a Sony não comentou o assunto, mantendo-se fiel à sua política de não tratar publicamente de rumores. Mas embora isso não seja uma confirmação, também não é uma negação.
Comentários