O lançamento de Sonic Origins em 2022 trouxe alegrias, mas também controversas. Antes mesmo de ser lançado em 23 de junho para comemorar o 31º aniversário da franquia, o pacote envolveu-se em polêmicas como a questão das DLCs que travavam conteúdos e a remoção dos jogos originais das lojas digitais já que, posteriormente, eles entrariam para a coletânea. Por fim, quando finalmente chegou, vieram os bugs, problemas de desempenho e a insatisfação da comunidade de fãs com a ausência de Amy Rose jogável — apenas para citar um exemplo.

Porém, com o lançamento de Sonic Origins Plus, tudo parece estar em seu devido lugar. Demorou um ano para a Sega acertar, mas com o apoio da desenvolvedora Headcannon, a coletânea enfim está completa em termos de conteúdo, além de ter recebido diversas correções técnicas também. Um belíssimo presente para o 32º aniversário da franquia, comemorado em 23 de junho de 2023.

O que tem em Sonic Origins?

Anunciado durante o evento Sonic Central 2021, a coletânea Sonic Origins conta com quatro grandes clássicos do início da carreira do ouriço azul: Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD. Os jogos receberam um tratamento especial e contam com animações inéditas de abertura e novidades na jogabilidade e a possibilidade de jogar com outros personagens: Miles “Tails” Prower e Knuckles the Echidna.

Também é possível jogar nos modos Clássico e Aniversário. A diferença, basicamente, é a tela: enquanto o Clássico tem proporção de 4:3, o Aniversário oferece 16:9 (widescreen). Neste modo você tem vidas infinitas e ainda tem a chance de coletar moedas especiais espalhadas em tubos de televisão que concedem uma segunda chance em Estágios Especiais, por exemplo. Já no modo antigo, as vidas são limitadas e esse item não existe e, caso você perca em uma fase bônus, não ganha outra oportunidade.

Sonic Origins (2)

Imagem: reprodução/ Sonic The Hedgehog – SEGA

Outro detalhe importante é que a coletânea tenta interligar de maneira inteligente todos os quatro jogos. Isso é feito pelo menu principal, onde o jogador pode visualizar ilhas, as quais representam os títulos incluídos no pacote; e por meio de animações de abertura inéditas, feitas em desenho animado no mesmo estilo de Sonic Mania. A abertura de Sonic the Hedgehog 2, por exemplo, é curta e sucinta, mostrando como Sonic salvou a vida de Tails e eles instantaneamente viraram amigos, com a raposa passando a acompanhar o ouriço a partir desse momento.

Por fim, ao completar as missões, o jogador desbloqueia o Mirror Mode, mais desafios e novos estágios, bem como conteúdo de bastidores, músicas para reproduzir no player, curtas animados para assistir e fases especiais. É realmente um pacote tudo-em-um que contempla os jogadores saudosistas e que desejam matar a saudade dos principais jogos do ouriço azul. Ao mesmo tempo, a coletânea também é perfeita para jogadores novatos que desejam conhecer as origens de Sonic e seus companheiros.

E qual é o Plus da coletânea?

[Review] Sonic Origins Plus é um belíssimo presente de aniversário para a franquia

A coletânea Sonic Origins reúne os clássicos dos anos 90 – Imagem: Sega

Por sua vez, Sonic Origins Plus é uma edição expandida e melhorada do pacote descrito acima. Além dos quatro jogos citados, a nova versão da coletânea inclui mais 12 jogos originários de Game Gear emulados e jogáveis no museu. São eles:

  • Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
  • Sonic Blast
  • Sonic Chaos
  • Sonic Drift
  • Sonic Drift 2
  • Sonic Labyrinth
  • Sonic Spinball
  • Sonic the Hedgehog (8-bit)
  • Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)
  • Sonic Triple Trouble
  • Tails Adventure
  • Tails’ Skypatrol

Também é possível jogar com Amy Rose em Sonic the Hedgehog 1, 2, 3 e Sonic CD, e com o Knuckles especificamente no Sonic CD. Por fim, todos os DLCs lançados anteriormente para Sonic Origins estão disponíveis no pacote de expansão Plus.

Por DLCs, entenda que se trata do Classic Music Pack com as versões originais das músicas dos games, e o Premium Fun Pack que contém as Extreme Missions, Mirror Mode, bordas adicionais de tela, novas animações para os personagens nos menus, e músicas adicionadas de outros títulos. É uma festa completa e bonita de participar. 

Sonic Origins Plus vale à pena?

Pessoalmente, como eu não tinha jogado a edição original da coletânea, Sonic Origins Plus acabou sendo uma novidade para mim. 

Vale apontar que no quesito jogabilidade, porém, enfrentei alguns problemas de input lag nos comandos, bem como bugs gráficos (a resolução parecia cair em sua totalidade durante alguns momentos). Isso tornou a experiência um pouco frustrante, claro. Mas de forma inexplicável, o tempo de resposta dos botões de repente voltou a funcionar e o gameplay fluiu melhor.

Sonic Origins

Imagem: Sega

Ainda assim, ao fim do dia, o que senti é que o aniversário foi do Sonic, mas quem ganhou o presente foi eu. Poder revisitar os títulos clássicos de Sonic e ter a chance de escolher qualquer um dos quatro personagens clássicos para jogar foi como voltar no tempo e abraçar eu mesma de forma carinhosa. 

Também é um deleite assistir às animações inéditas de abertura, que se fazem necessárias para dar mais contexto aos jogos clássicos — em termos de conectá-los melhor. 

E a estrela do game, sem dúvidas, é a Amy. Sua habilidade principal é o pulo duplo com o martelo, que a protege formando um escudo. Além disso, poder finalmente jogar com a personagem em sua versão clássica depois de tantos e tantos anos esperando é quase como um sonho realizado.

Sonic Origins Plus está localizado em português brasileiro e está disponível para PC (via Epic Games Store e Steam) e consoles, incluindo Xbox OnePlayStation 4Nintendo SwitchXbox Series X/S e PlayStation 5. O game foi analisado por meio de uma cópia antecipada fornecida pela Sega.

.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários