[Review] MultiVersus traz simplicidade, diversão e nostalgia em um jogo de luta caótico
Com personagens tarimbados e mecânicas práticas, MultiVersus já demonstra grande potencial durante a fase de beta abertoBy - Igor Shimabukuro, 1 agosto 2022 às 15:35
Nos anos 2000, uma porradaria franca entre Pernalonga e Superman ou uma luta bizarra envolvendo Salsicha e Tom & Jerry poderiam ser eventos factíveis somente no imaginário de crianças. Mas em 2022, esses e outros confrontos improváveis se tornaram realidade, graças à estreia de MultiVersus: o novo game do momento.
Assim como fez no clássico dos cinemas “Space Jam”, a Warner Bros. decidiu explorar seu extenso catálogo de propriedades intelectuais (IPs) para reunir seus personagens mais icônicos em um jogo de luta caótico, multiplataforma, que consegue tocar o coração de gamers de diferentes gerações.
Atraído por esse apelo nostálgico, o blog KaBuM! resolveu mergulhar nesse universo de Taz e companhia para conferir (in-game) se o título tem justificado todo o hype da comunidade. Um spoiler? Tem.
Por dentro de MultiVersus
Antes de tudo, vale entender um pouco mais sobre o game. Desenvolvido pela Player First Games e publicado pela Warner Bros. Games, MultiVersus nada mais é do que um jogo de luta de plataforma gratuito que reúne personagens da WB, como Batman, Velma, Finn, Steven Universo, entre outros.
Apesar de ser um game de luta, não pense que o título será algo parecido ao Street Fighter ou Mortal Kombat. Golpes, habilidades, combos e esquivas estarão presentes, mas ao invés de “apagar” os inimigos no soco, a ideia é enfraquecê-los a ponto de jogá-los para fora da plataforma — bem similar a Super Smash Bros., Brawlhalla ou Nickelodeon All-Star Brawl.
Sem contar a possibilidade de jogatinas em diferentes “multiversos” dos videogames (ao estar disponível em plataformas PlayStation, Xbox e PC), o próprio nome do jogo já revela a proposta da WB: explorar a variedade de universos de séries e desenhos da marca.
E nesse quesito, MultiVersus se sai muito bem.
Elenco recheado de personagens aclamados
Isso porque o game traz diversos protagonistas jogáveis tarimbados. Mais especificamente, 17 (até agora): Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Arlequina, Salsicha, Velma, Pernalonga, Taz, Arya Stark, Jake – o Cão, Finn – o Humano, Steven Universo, Garnet, Tom & Jerry, O Gigante de Ferro, LeBron James e Cachorrena.
E é justamente essa ambientação de personagens improváveis que atrai os players. Aqui, não importa se Tom & Jerry é antigo demais ou se Steven Universo é de uma geração mais atual: jogar com personagens de universos diferentes é o que torna as coisas caóticas e que traz o apelo nostálgico à tona.
Mas isso não é tudo. Ao diversificar os personagens, a Warner Bros. consegue trazer algo para MultiVersus algo extremamente importante para jogos de luta de plataforma: as classes de personagens. São elas que permitem variedades de escolhas para diferentes estilos de gameplays dos jogadores.
Para quem gosta de ser a linha de frente imparável dos times, vale escolher a categoria de Tanques. Os Pugilistas mesclam entre dano e resistência, enquanto Assassinos são mais frágeis, mas causam muito dano. Gameplay baseada em habilidades? Opte pelos Magos. Tem um estilo mais focado em apoio? Então Suporte é a classe certa.
O divertido é que as classes são condizentes com os personagens, trazendo mais fidelidade ao mundo fictício.
Modos de jogo
Uma vez apresentados os personagens, é hora de falar sobre os modos de jogo. Existem três modos PvP (1 vs 1, 2 vs 2 e 4 contra todos) e um último que traz lutas contra bots. Mas como é de se imaginar de um jogo deste gênero, a preferência dos players é para batalhas online contra outros jogadores.
O modo 1 vs 1 é perfeito para quem curte Clube da Luta um x1: dois oponentes de cada lado e que vença o melhor. Contudo, jogar com mais players — seja junto de um aliado ou no modo “cada um por si” — deixa as jogatinas mais caóticas (e divertidas) e são mais recomendadas, principalmente para quem deseja entender o funcionamento de todos os personagens.
Há também o modo Laboratório — o modo treino de sempre, mas com um nome requintado. Por lá, é possível treinar com todos os personagens de MultiVersus e aprimorar suas habilidades com cada um deles. Uma boa dica é usar o modo para testar protagonistas antes de comprá-los.
Não menos importante, é possível criar partidas personalizadas e executar todos os módulos de treinamentos, dos básicos aos avançados.
Jogabilidade simples e fluida
Além dos personagens icônicos, outro ponto positivo de MultiVersus é sua mecânica simples e direta. Jogos de luta de plataforma costumam seguir essa linha e o mesmo é visto no novo título da Warner Bros.: porradaria simples, sem firulas e sem muito segredo.
Sem contar a movimentação (já incluindo os saltos), o jogador terá de ficar atento a, basicamente, três botões: um de ataques básicos, outro de habilidades especiais e um último de esquiva. São eles — além do talento, é claro — que decidirão o êxito ou fracasso da partida.
Mas apesar da simplicidade, há uma boa variedade de combos e ataques. Isso porque os golpes podem ser combinados com as direcionais, o que revela investidas diferentes e apresenta uma fuga à “mesmice”. Golpes aéreos também ajudam a explorar o leque de ataques.
Aliás, o próprio jogo induz o jogador a diversificar seus golpes. Quando uma mesma habilidade é usada repetidamente, o personagem sofre redução de ataque. Logo, a ideia é justamente abusar de combos e explorar ataques diferentes para conseguir o objetivo final de jogar o adversário para fora da arena.
Mesmo quem não tem costume de jogar títulos do gênero pode se dar bem em MultiVersus. Poucos minutos são necessários para entender o funcionamento do game, os objetivos e o que será preciso masterizar para acumular vitórias.
Isso significa que o progresso será fácil? Não necessariamente — até porque cada personagem traz habilidades diferentes e suas próprias peculiaridades. Mas ao conhecer o básico do game, obter sucesso pode ser muito mais questão de tempo (e prática) do que de dedo.
Progresso e atualizações
Falando sobre progresso, vale destacar que MultiVersus não é pay-to-win (o famoso “pagar-para-ganhar”). O passe de batalha premium é sim uma realidade, mas não é necessário. Personagens podem ser desbloqueados apenas acumulando moedas ou cumprindo missões no passe gratuito.
Até mesmo as mecânicas de Vantagens — que habilitam recursos extras para cada personagem — são adquiridas de maneira free, apenas upando a dominância com os protagonistas. Ou seja, gastar dinheiro só servirá para comprar skins ou agilizar todo o processo para upar de nível.
Ainda no guarda-chuva “Progresso”, os jogadores podem esperar por constantes atualizações lançadas pela Warner Bros. Rick e Morty, por exemplo, já foram anunciados e devem chegar muito em breve ao game. Outros personagens também vão dar as caras, ao lado de novos mapas inéditos.
Por fim, vale lembrar que MultiVersus é um game multiplataforma (com cross-play) e isso também inclui o cross-progression. Na prática, os jogadores poderão alternar as jogatinas entre consoles (Xbox One, Xbox Series X/S, PS4 e PS5) e PC sem medo de perder alguma etapa do progresso.
Vale ou não vale a pena?
A resposta para a pergunta pode variar, dependendo do gosto do player. Mas de forma curta e grossa: vale. MultiVersus é um jogo gratuito, leve, recheado de personagens nostálgicos, com mecânicas razoavelmente simples e que certamente pode render boas horas de diversão.
O game ainda está em fase de beta aberto e, ainda assim, já apresenta muito potencial — não à toa, o título chegou ao topo da Steam dias após a abertura do open beta. Não há previsão de lançamento oficial, mas o comprometimento com atualizações futuras e novos conteúdos indicam o cuidado da WB em lapidar o jogo no médio/longo prazo.
Aos interessados, a sugestão é: “Vá fundo sem medo de se arrepender”. Já para os que não se empolgaram muito com MultiVersus, a dica é: “Dê uma chance, ao menos meia hora de gameplay. Se a simplicidade (positiva, neste caso) e as mecânicas não o agradarem, a nostalgia, talvez, te pegará na curva.
MultiVersus foi analisado por meio de uma key de acesso antecipado ao open beta para PC fornecida pela Warner Bros.
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