[Review] OddBallers é um mix de nostalgia e diversão em um battle royale multiplayer
Com temática envolvente e mecânicas simples, OddBallers é garantia de diversão (e competição) em jogatinas de grupoBy - Igor Shimabukuro, 10 fevereiro 2023 às 15:32
Já imaginou se memoráveis brincadeiras vividas na infância adentrassem o mundo dos games? Caso não, fique tranquilo, pois a Game Swing e a Ubisoft acabam de concretizar isso com o recém-lançado OddBallers: um mix de nostalgia, caos e diversão multiplayer.
Lançado para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch, o game tem como foco a queimada — brincadeira que envolve uma bola e arremessos nada amigáveis contra companheiros —, mas em um formato de battle royale em que há apenas um vencedor.
Contudo, não é só de queimadas que OddBallers é feito: há diversos outros minigames — falaremos sobre isso mais abaixo — que compõem o game: de “passa e não devolve” até pescarias. Em resumo, diversão garantida para gameplays em grupo (de todas as idades).
Dito isso, o blog KaBuM! resolveu “entrar na dança” para desbravar essa experiência nostálgica e testar se o game realmente é divertido como dizem.
E a análise de tudo isso pode ser conferida abaixo.
Diversão em dose octodécupla
Como é de se imaginar, OddBallers não possui um enredo ou história por trás do jogo. E nem precisa: como o grande foco é a diversão, é acessar o game, achar (ou criar) uma partida e partir para o abraço.
E por falar em diversão, existem diversas formas de entretenimento. Melhor dizendo, são 18 minigames ao todo para que a experiência não fique enjoativa com o passar do tempo.
- Apicultura
Neste minigame de OddBallers, o objetivo é desviar dos arremessos inimigos e levar o pote de mel até o caminhão.
- Cocoricorre
Cotado a um dos minigames mais divertidos de OddBallers, Cocoricorre traz uma experiência em que é preciso correr atrás de galinhas e arremessá-las nas máquinas de lava-rápido (?).
- Confronto na praia
Uma espécie de handebol de praia, mas ao invés da bola padrão, uma pelota tamanho família.
- Disco maluco
Divertido minigame de OddBallers que ilustra a clássica prática de ultimate frisbee.
- Festa portátil
O objetivo aqui é um só: destruir o banheiro químico do oponente com qualquer objeto que ver pela frente.
- Fúria vulcânica
Neste minigame, o objetivo é esquivar das erupções vulcânicas e ser o último jogador de pé no campo.
- Handebol maluco
Basicamente, um mix de queimada e handebol.
- Irmãos Caipira
Um dos poucos minigames que necessitam de um esforço coletivo de todos os jogadores para derrotar os irmãos caipiras. Contudo, quem sobreviver à batalha ganhará mais pontos.
- Maldição
Se lembra do “passa e não devolve”? Pois bem, é quase isso, mas com um bumerangue amaldiçoado que eletrocuta os que estiverem segurando-o quando a contagem regressiva acabar.
- Mascote
Vestido com fantasias hilárias, tente sobreviver por mais tempo do que os seus oponentes.
- Passeio no canal
Desvie dos obstáculos e seja o último jogador a permanecer de pé no barco.
- Peixada
Pesque peixes (ou minas) e use-os como arma para destruir o carro antes que o tempo acabe.
- Pescaria
De forma curta e grossa: pesque e entregue os peixes no caminhão. Quem entregar mais peixes, sai vitorioso.
- Resistência até o fim
Uma típica disputa de queimada em formato battle royale em que apenas um player sai vitorioso.
- Tesouro
A essência das queimadas presentes em OddBallers, mas cujo objetivo baseia-se em acertar os inimigos e coletar seus fragmentos de estrela.
- Tiro ao Alvo
Um típico jogo de queimadas em OddBallers, mas cujo objetivo baseia-se em focar os adversários que carregam um alvo.
- Toque a trompa
A regra é clara: sobreviver aos arremessos inimigos e tocar a trompa por mais tempo.
- Tose as ovelhas
O título do minigame é autoexplicativo, mas basicamente, será preciso usar cortadores de grama para tosar as ovelhas até completar a porcentagem de 100%.
Mecânicas simples, mas que são garantia de entretenimento
A boa notícia é que OddBallers traz mecânicas simples, o que o torna compatível com gamers de qualquer idade — embora a classificação seja 10+ por conta de humor bruto e algumas situações ligeiramente “violentas”.
No caso, os comandos resumem-se a controles de movimentação padrão do player, botão de arremesso (que também funciona para empurrar oponentes que estejam segurando algo), esquiva/parry contra arremessos e um último comando para segurar/puxar objetos.
E a exemplo das mecânicas, os modos de jogo também são simplificados. Partidas multiplayer podem ser realizadas em grupos de quatro ou seis jogadores (entre amigos e players aleatórios). Há também a possibilidade de adicionar bots para completar a fila.
E aqui vale destacar um ponto negativo: OddBallers foi lançado recentemente e não parece ter conquistado uma base sólida de jogadores. Por isso, muitas das vezes é preciso completar a party com bots de inteligência artificial (IA) para o início da partida.
Então quer dizer que mecânicas e modos simples tornam o jogo maçante? Na verdade, não. É preciso lembrar que são 18 minigames ao todo e, além disso, um mesmo minigame pode contar com diferentes mapas que alteram os objetos e cenários.
É preciso destacar também os desafios básicos e diários disponíveis que, quando completados, liberam recursos para novos cosméticos.
Isso sem mencionar o fator competitividade. Por mais que alguns modos exijam cooperar com algum oponente, apenas um player sairá vitorioso. E é aí que entra o fator estratégia, para analisar se vale a pena ou não vencer quando o líder da rodada estiver em sua equipe.
Naturalmente, tudo isso torna a experiência muito mais divertida.
Personalização complementa a experiência
Por fim, há também o fator personalização. É claro que fazer uma party com amigos pode ser um ótimo programa. Mas deixar o seu personagem engraçado ou usar atributos familiares pode ser um motivo a mais para risadas durante as ligações.
E, felizmente, há bastante opções para isso.
Além de atributos físicos (cor da pele, cabelo, barba e nariz), o player pode escolher entre uma porção de trajes de roupas e até mesmo alterar a expressão do personagem.
Na loja, o jogador estará habilitado ainda a comprar novos itens cosméticos por meio de duas moedas: os OddBucks e as Fichas. Ambos os recursos podem ser adquiridos ao completar desafios, subindo de nível, ou jogando partidas.
Mas afinal, OddBallers vale ou não vale a pena?
De maneira curta e grossa: vale. Party games como Fall Guys e Gang Beasts são relativamente populares entre a comunidade. E OddBallers consegue ser uma ótima opção, com temas, minigames e recursos diferentes (e interessantes).
Aos que já têm costume em fazer gameplays em conjunto, saibam que o título será garantia de diversão entre amigos e amigas. O único ponto é que talvez Ubisoft e companhia tenham de angariar mais players para que a experiência fique ainda melhor.
De todo o modo, o game recém-lançado parece ter bons elementos para fazer sucesso em um futuro próximo. Afinal, o mix de brincadeiras de infância, design cômico e caos multiplayer generalizado parece quase “inviralizável”.
Comentários