O modder independente Albert Marin, responsável pela “versão HD” do Resident Evil 4 original que foi lançada em fevereiro, foi contratado em caráter oficial pelo estúdio Nightdive, especializado em recriar, em alta definição, jogos mais antigos.

A atualização veio do próprio Marin: pelo seu blog – o mesmo canal onde ele disponibilizou o seu próprio mod – o agora oficialmente gamedev compartilhou uma postagem celebrando a contratação, em seguida agradecendo a vários nomes do estúdio, como Stephen Kick, co-fundador da empresa.

Imagem mostra alguns dos jogos retrô remasterizados pelos estúdios Nightdive

Imagem: Nightdive Studios/Reprodução

O estúdio Nightdive nasceu da mente de ex-desenvolvedores da Sony. Especificamente, Stephen fundou a empresa após se ver impossibilitado de comprar uma cópia de System Shock 2. Negociando com os donos da marca, ele então adquiriu os direitos de publicação do jogo e está, agora, criando uma versão em alta definição, bancada por meio de financiamento coletivo.

Outros projetos do Nightdive incluem as remasterizações de Turok: Dinosaur Hunter e sua sequência Seeds of Evil, o remaster de Shadowman, SiN Reloaded e o remaster de Forsaken. Houve uma ocasião em que o estúdio também tentou assegurar os direitos de publicação de No One Lives Forever, mas não conseguiu se reunir com as empresas donas da propriedade intelectual atualmente.

Marin, por sua vez, começou o projeto de “HDzação” do Resident Evil 4 original em meados de 2014, junto de um outro amigo. Feito de forma completamente independente, o mod era trabalhado em conciliação com o emprego de Marin na época e, como ele não tinha uma “equipe” para ajudá-lo, ele e o amigo tocaram o trabalho praticamente sozinhos. A primeira versão do mod só foi lançada em fevereiro deste ano – cerca de um mês antes do remake criado pela Capcom.

O mod em si recebeu inúmeros elogios da crítica especializada e dos fãs do desenvolvimento independente: nesta repaginada de Resident Evil 4, foi feito todo um trabalho de retexturização de ambientes e superfícies, além de redesenhar objetos estáticos, trocando-os por versões em 3D. Mais além, o próprio Marin viajou para as mesmas regiões da Espanha das quais a Capcom havia feito a fotografia do título, a fim de assegurar o máximo de fidelidade.

Captura mostra parte do trailer de um mod HD do Resident Evil 4 original

Imagem: Albert Marin/Reprodução

Sobre o remake de Resident Evil 4, Marin disse que está ansioso para jogá-lo. O título, que chega ao mercado na próxima sexta-feira, 24, tem recebido amplos elogios por parte da crítica especializada, incluindo o Luiz, aqui do blog KaBuM!, que disse:

“Resident Evil 4 remake empolga pelas novidades, mesmo para quem já conhece o jogo inteiro. As novas batalhas são interessantes, os inimigos criativos e as ameaças constantes – principalmente no início, com armadilhas de urso espalhadas ao acaso por vários lugares.

O remake vai agradar quem é fã de longa data do game e quem vai ter o primeiro contato com Resident Evil 4 através da versão mais recente – apesar desses jogadores não terem a experiência de uma Ashley insuportável.”

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários