Ninja Gaiden e Dead or Alive devem ganhar reboots
Segundo site japonês, apresentação recente dos estúdios Team Ninja apontam para um “renascimento” em Ninja Gaiden e Dead or AliveBy - Rafael Arbulu, 21 novembro 2022 às 15:46
Sem contar seus spin offs e “jogos inspirados”, o último jogo da franquia Ninja Gaiden foi lançado em 2012, mas segundo informações do site Ruliweb, isso pode estar perto de mudar: a página cita uma apresentação dos estúdios Team Ninja, da Koei Tecmo, que menciona que a franquia – junto da série de jogos de luta Dead or Alive – deve ganhar um reboot.
A informação não foi confirmada oficialmente, mas é algo bem consistente: a apresentação teria sido feita por Fumihiko Yasuda, diretor de desenvolvimento da Koei Tecmo, durante o evento G-Star, uma conferência para desenvolvedores que ocorre em intervalos regulares na Coreia do Sul.
Na imagem acima, a tradução da parte principal fica em algo como “O futuro do Team Ninja: Reboot da série popular”. A dúvida é se “reboot” refere-se a Ninja Gaiden, a Dead or Alive, ou a ambos. É importante ressaltar que as imagens usadas, relacionadas a ambos os jogos, não são novas e provavelmente foram posicionadas como uma forma de anunciar algo novo sem ter algo mais consistente a ser exibido.
Tudo ainda é muito ambíguo, mas parece se estender de um assunto iniciado lá no começo de 2021, quando o próprio Yasuda disse que ele e o Team Ninja “esperavam compartilhar boas notícias” sobre Ninja Gaiden. Desde então, porém, tanto Yasuda como o estúdio sumiram do público.
Vale lembrar que, apesar desse comportamento low profile do estúdio, já se sabe que eles estão envolvidos em outro projeto: Rise of the Ronin é um RPG de ação criado pela equipe e apresentado no último episódio do programa State of Play, da Sony. A Koei Tecmo, aliás, tem altas expectativas para o novo jogo, que ela torce para que atinja a marca de cinco milhões de cópias vendidas.
Outro produto que está em vias de sair pelas mãos do estúdio é Wo Long: Fallen Dynasty, que recentemente teve seu lançamento confirmado para o início de 2023.
Ninja Gaiden e Dead or Alive são, ambos, produtos da mente criativa de Tomonobu Itagaki, o controverso desenvolvedor que, durante o período de 1992 a 2008, fundou o estúdio Team Ninja. Em meio a diversas declarações polêmicas, brigas com outros desenvolvedores (Hideki Kamiya, da PlatinumGames, que o diga) e várias acusações de assédio sexual (das quais ele foi inocentado), Itagaki deixou a Koei Tecmo e anunciou que processaria a empresa, acusando-a de segurar o recebimento de bônus que lhes eram devidos pelo sucesso das duas franquias.
Yasuda assumiu a liderança do estúdio no começo de 2022, após a saída de Yusuke Hayashi, sucessor de Itagaki.
A primeira conta a história de Ryu Hayabusa, um super ninja que enfrentava diversos demônios pelas ruas de uma versão fictícia de Tóquio em busca de proteger ou resgatar relíquias sagradas que trariam o fim do mundo se usadas pelas mãos erradas. Já Dead or Alive é, majoritariamente, um jogo de luta ambientado no meio universo. Ryu Hayabusa é personagem de ambas as franquias. Dead or Alive em si acabou se expandindo para outras vertentes, incluindo um simulador de vôlei de praia protagonizado pelas personagens femininas do jogo de luta, e que atraiu imensas críticas pela forma machista como exibia suas personagens.
Ambas as séries gozam de extremo sucesso e, em especial, Ninja Gaiden, conseguiu uma audiência bastante cativa e fidelizada no Ocidente.
Comentários