Protótipo que levou à criação de ‘Left 4 Dead’ aparece em vídeo de youtuber
Poucos sabem, mas o clássico terror FPS com zumbis da Valve começou como um mod chamado Terror-Strike, eventualmente virando Left 4 DeadBy - Rafael Arbulu, 9 janeiro 2023 às 17:20
Você já ouviu falar em Terror-Strike? Foi um mod produzido pela Turtle Rock Studios a serviço da Valve Corporation…e que eventualmente virou Left 4 Dead, o clássico FPS online de combate a hordas de zumbis lançado em novembro de 2008. Bem, um vídeo publicado no canal do youtuber “WolfClock” mostra como era esse protótipo, mostrando pedaços bem primários do que viriam a ser o jogo final.
Poucos se lembram dessa história, mas Left 4 Dead não começou como uma propriedade intelectual (IP) original: a ideia era criar uma modificação para Counter-Strike: Condition Zero, na qual os bots controlados pela inteligência artificial (IA) atacaram um time de jogadores em modo cooperativo com facas e lâminas – e esses bots viriam em “ondas”, tal qual as hordas de Left 4 Dead.
Ouvir as histórias da criação de Left 4 Dead é sempre um deleite. Numa edição especial comentada do jogo, certa vez, o fundador da Turtle Rock, Michael Booth, comentou sobre essa origem dentro de Counter-Strike:
“Durante o nosso desenvolvimento dos mods para CS: Source, nós descobrimos que um punhado de jogadores armados até os dentes contra uns 30 bots armados com facas era algo bem divertido. Depois que entregamos Counter-Strike: Source no final de 2004, a gente começou a experimentar com novos protótipos. O kernel básico era ‘um pequeno time de amigos enfrentando horas de inimigos adiados’, e a gente constantemente acabava voltando para esse conceito, logo percebendo que jogos do tipo ‘co-op contra hordas’ tinham muito potencial.” – Michael Booth, fundador do Turtle Rock Studios
Evidentemente, coisas como a Witch (é, quem conhece L4D, sabe bem do que estamos falando) vieram bem depois, quando o jogo já era algo mais sólido, com uma base firme de narrativa e recursos para criação e desenvolvimento. Mas ainda assim, Terror-Strike mostra que a “base” da coisa toda está ali.
O vídeo acima é parte de uma série de vazamentos e modificações feitas para jogadores de Counter-Strike: neste caso, o protótipo é parte de um mapa chamado “Zombie_City”. Inclusive, WolfClock é um modder de mão cheia e promoveu algumas correções para disponibilizar o mapa dentro de um repositório gratuito, que linkamos abaixo caso você se interesse.
via WolfClock (YouTube) | GameBanana
Comentários