Proteção Denuvo está disponível para jogos de Nintendo Switch
Além disso, por meio de uma atualização, a proteção Denuvo pode dificultar também a implementação de mods em jogos feitos na Unreal EngineBy - Luiz Nogueira, 24 agosto 2023 às 11:29
A Denuvo anunciou que sua tecnologia de proteção está disponível para ser usada por desenvolvedores de jogos para Nintendo Switch.
Com isso, essa é a primeira parceria de segurança adicionada ao Nintendo Developer Portal, um local que os estúdios podem acessar para conseguir ferramentas e documentação para produção de jogos do Switch.
Neste primeiro momento, os devs têm acesso ao Nintendo Switch Emulator Protection, uma tecnologia descrita como “revolucionária para proteger jogos lançados no Switch contra pirataria”.
Segundo a Denuvo, isso faz com que esses games recebam uma trava que impede de serem jogados em emuladores de PC. “Mesmo que um jogo esteja protegido contra pirataria, a versão lançada no Switch por ser emulada desde o primeiro dia”, disse a empresa.
E completa: “Ao bloquear emulações não autorizadas no PC, os estúdios conseguem aumentar sua receita durante a janela de lançamento do jogo, que é o período mais importante para monetização. A proteção do emulador do Nintendo Switch garantirá que qualquer pessoa que deseje jogar tenha que comprar uma cópia legítima”.
Essa é apenas uma parte dos esforços da Nintendo em tentar impedir a emulação do Switch no PC. Em maio, a empresa emitiu diversos pedidos de remoção de direitos autorais direcionados ao repositório GitHub, principalmente para remover o Lockpick, uma ferramenta projetada para possibilitar jogar games do console da Big N em emuladores.
Embora alguns jogadores afirmem que isso é legal, já que usam a ferramenta para criar backups pessoais de jogos, uma das etapas mais importantes para fazer isso envolve baixar a chave de criptografia de outra pessoa, o que já é considerado pirataria.
Nova versão da Denuvo para a Unreal Engine
Em outra atualização de sua tecnologia, a Denuvo introduziu novos recursos de proteção à sua ferramenta, com destaque para a Unreal Engine Protection.
Conforme citado pelo WCCFTech, a novidade foi projetada para “impedir que usuários mal-intencionados manipulem jogos criados usando a Unreal Engine”.
Isso quer dizer que, ao que parece, essa mudança pode afetar diretamente a criação de mods para jogos futuros.
De acordo com a Denuvo, a atualização protege “os arquivos de dados do jogo na Unreal Engine contra descriptografia, bloqueando o uso de consoles de depuração e ocultando pontos de entrada para impedir a modificação no jogo”.
Embora isso esteja ligado diretamente às modificações maliciosas, como pirataria e a implementação de trapaças, é possível que o acesso de jogadores aos dados dos jogos para outras modificações seja dificultada.
Via: Videogame Chronicles
Comentários