Primeiro título de God of War foi cogitado para ser em primeira pessoa
Ex-diretor de God of War de 2005 revelou que projeto caminhou por quatro meses, mas Devil May Cry e Ico "salvaram a pátria"By - Igor Shimabukuro, 5 outubro 2021 às 17:57
Na semana passada, a franquia God of War venceu o título de melhor jogo de todos os tempos da IGN, provando o sucesso da série ao longo dos anos. A história, no entanto, poderia ser bem diferente se a ideia inicial de deixar o game em primeira pessoa fosse adiante.
Calma que você não leu errado: o primeiro God of War, lançado em 2005 para PlayStation 2, foi cogitado para ser em primeira pessoa. A informação foi revelada pelo diretor do primeiro título da franquia, David Jaffe.
No vídeo, Jaffe conta que a ideia era eliminar um dos problemas latentes em jogos de ação em terceira pessoa: a perda de controle do personagem diante de uma multidão de inimigos.
A principal inspiração para esse projeto, que chegou a ser tocado por quatro meses, veio do jogo Maken X, do Dreamcast. Embora o ex-diretor admita que o título não era o melhor jogo do mundo, apresentava um combate corpo a corpo bem feito e que poderia servir de base.
“Achei que seria uma forma muito legal de nos diferenciarmos. Mas acho que, no final das contas, ficou difícil conseguir o tipo de emoção, combate e construção de personagem que eu esperava”, revelou Jaffe.
God of War em 1ª pessoa? Ficou no quase
Ainda segundo Jaffe, a decisão do estúdio Santa Monica em tornar o primeiro jogo de God of War uma experiência em terceira pessoa deu-se após a equipe visualizar as gameplays de Ico e da demo de Devil May Cry durante uma conferência da DICE em Las Vegas.
Para solucionar o problema com a perda de controle do personagem, os desenvolvedores se inspiraram no título Shinobi. A ideia é que as icônicas Lâminas de Atena de Kratos acompanhassem o protagonista enquanto ele destruía seus inimigos, um a um. Deu certo.
Jaffe também admitiu que não sabia se a ideia de um God of War em primeira pessoa duraria muito tempo, uma vez que o projeto teria de ser apresentado à Tim Moss, o principal programador do estúdio Santa Monica.
No fim das contas, tudo deu certo. O jogo em primeira pessoa limitaria todo o sistema de combate característico do game e talvez não fosse bem aceito pelos fãs. Obrigado, Ico e Devil May Cry.
Fonte: Kotaku
Comentários