Nesta semana, a Sony lançou a taxa de atualização variável (VRR) para o PS5, permitindo otimizações de desempenho em jogos caso os displays sejam compatíveis com HDMI 2.1 VRR. Com o anúncio, os jogadores começaram a testar alguns títulos com suporte à tecnologia. E os resultados foram interessantes.

Um desses players foi o youtuber ElAnalistaDeBits. Ao testar jogos como Marvel’s Spider-Man Remastered, Ratchet & Clank: Rift Apart, Resident Evil Village e Devil May Cry V Special Edition com o PS5 VRR, ele constatou performances relativamente superiores.

O principal ganho — como a própria nomenclatura da tecnologia sugere — foi visto em aumentos significativos no FPS (frames por segundo) dos jogos. Mas além disso, a novidade recém-lançada para o PlayStation 5 também eliminou gagueiras e alguns atrasos de entrada vistos nas gameplays originais.

Testes com o PS5 VRR

O compilado mostra Spider-Man Remastered atingindo picos de 96 FPS no modo RT Performance e com o PS5 VRR ativado — ante os 60 FPS originais. Já no Fidelity Mode (4K), é possível observar ganhos consideráveis de até 30 quadros por segundo.

As mesmas melhorias, no entanto, não são vistas em Resident Evil Village. Mesmo com a taxa de atualização variável ativada, o título se mantém estável em 60 quadros por segundo. Apesar disso, o youtuber aponta que gagueiras e atrasos de entradas foram reduzidos.

Os maiores exemplos de ganhos de performance com o PS5 VRR podem ser vistos em Ratchet & Clank: Rift Apart e Devil May Cry V Special Edition. No primeiro caso (e com o modo RT Performance), o game salta de 60 para até 110 FPS com a tecnologia ligada. Já o segundo título chega a atingir até 120 FPS.

Vale destacar que o VRR pode ser habilitado mesmo em jogos de PlayStation 5 que ainda não contam com suporte da tecnologia. Isso resultará em algumas melhorias? Sim, mas de forma limitada. A taxa de quadros permanecerá em 60 FPS e será preciso aguardar por patches de atualizações das desenvolvedoras para otimizações mais visíveis.

Não menos importante, o youtuber Vincent Teoh confirmou que a largura de banda HDMI 2.1 do PlayStation 5 ainda está limitada a 32 Gbps. Por conta disso, os jogadores terão de definir suas exibições de display para “Limitado” ao invés de “Automático” ou “Alto”, para evitar incompatibilidade de níveis de preto e cores desbotadas.

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários