Usuários relatam banimento permanente da PlayStation Network
A Sony, dona da PlayStation Network, está “suspendendo contas” em caráter definitivo, mas sem oferecer razão para a medidaBy - Rafael Arbulu, 5 dezembro 2023 às 12:12
Vários usuários da PlayStation Network (PSN) relatam terem suas contas suspensas do serviço em caráter permanente, mas sem que lhes fosse apresentado um motivo para a ação.
A notícia já se espalhou nos principais portais, mas até agora, os canais oficiais da fabricante japonesa Sony ainda não se manifestaram, então internautas partiram para o ataque, buscando a dona da PlayStation Network onde puderem, além de rechear fóruns conhecidos com seus respectivos casos. Até postagens sem relação com o assunto têm respostas questionando a empresa:
Same here! I got on last night for the first time in months to download spiderman 2. Left it on to download and went to bed. Today, suspended and no explanation! They just stole $70!
— Wheels (@FSUwheels) December 5, 2023
A maior parte dos relatos afirma o recebimento de uma notificação da Sony, dizendo que “esta conta está permanentemente suspensa da PlayStation Network devido a violações dos termos de uso e serviço da plataforma.”
O problema: em nenhum lugar está descrita “qual” a violação – e alguns dos usuários banidos alegam que sequer receberam algum email de confirmação com maiores detalhes. Normalmente, suspensões são acompanhadas do código de erro “WS-116367-4” (PS5) ou “WS-37368-7” (PS4), mas não foi o caso aqui.
Normalmente, a primeira coisa a ser feita nestes casos é abrir a página de atualizações importantes da Sony, onde ela lista atualizações majoritárias, grandes mudanças de serviço ou erros técnicos. No entanto, a postagem mais recente neste canal é a descontinuidade da integração da PlayStation Network com o X (ex-Twitter).
Nos canais oficiais da empresa na rede social de microblogs, a situação é a mesma: várias postagens assinadas pela empresa divulgam seus produtos, mas questionamentos sobre banimentos da PlayStation Network seguem falando ao vazio, sem nenhuma resposta.
Não há – pelo menos, até agora – informações de que usuários brasileiros tenham sido afetados pelo problema. Os consoles do blog KaBuM!, em teste, parecem estar em ordem, já que conseguimos rodar jogos que exigem conexão com a PlayStation Network normalmente. Nossas contas pessoais também parecem intactas.
A Sony já foi procurada para comentar o problema mas até agora não se manifestou. Se assim o fizer, vamos atualizar as informações deste texto.
Comentários