A Sony anunciou que deve aposentar, até novembro deste ano, a função “Elogios” (Accolades, no inglês) do PlayStation 5 (PS5). A empresa justificou a decisão no “baixo índice” de adoção dela por parte dos usuários do console.

O anúncio foi feito pela empresa por meio de seu blog no Reino Unido, mas vale para a base global de jogadores. A função “Elogios” foi lançada junto do PlayStation 5 em 2020, e a ideia era, como denuncia o próprio nome, elogiar jogadores em partidas online e fomentar uma comunidade mais receptiva.

Captura de tela mostra a função "Elogios" do PlayStation 5, que deve ser descontinuada até o fim de 2022

A função “Elogios” do PlayStation 5 foi lançada junto do console, em 2020, mas adesão de usuários não foi suficiente, então a Sony deve aposentá-la ainda em 2022 (Imagem: TheSixthAxis/Reprodução)

Diz o anúncio:

“No outono de 2022, a função Elogios do PlayStation 5 não terá mais suporte. O recurso não viu o nível de engajamento que esperávamos, então vamos redirecionar os nossos esforços. Ainda assim, nós encorajamos a comunidade a continuar enviando mensagens positivas uns aos outros”.

No hemisfério norte, o outono corresponde aos meses entre setembro de novembro.

Por “redirecionar esforços”, é bem provável que a Sony esteja se referindo ao “PlayStation Stars”, seu novo programa de fidelidade que traz missões variadas que, uma vez cumpridas pelos jogadores, lhes conferem pontos que podem ser trocados por benefícios como créditos na PlayStation Network e vantagens em jogos selecionados.

A premissa, aliás, não seria de todo uma surpresa, já que a Sony tem um certo histórico em matar algumas funções que, normalmente, dão lugar a outras: em março de 2021, a fabricante japonesa extinguiu a guia de “Comunidades” do PlayStation 4, no intuito de abrir mais espaço para o aplicativo oficial da marca para smartphones, por exemplo.

No caso dos “Elogios”, é provável que a comunidade do PlayStation 5 não sinta (ou mesmo “perceba”) a sua falta. O seu funcionamento não depende apenas da Sony disponibilizar a função, mas também de publishers e desenvolvedores a implementarem em seus jogos – o que aconteceu muito pouco e, neste pouco, menos ainda foi notado.

Paralelamente, a Sony segue buscando formas de reverter um quadro meio problemático em suas finanças: segundo o último relatório financeiro, a divisão de jogos vendeu 2,4 milhões de unidades do PlayStation 5 no segundo trimestre de 2022 (abril-junho) – apenas 100 mil a mais que os três meses anteriores. Na prática, isso deixa a gigante japonesa um pouco longe de seu objetivo de vender 18 milhões de consoles.

Via PlayStation Blog (1) (2) (3)

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários