A notícia de hoje é: o PlayStation 5 já vendeu mais de 17,3 milhões de unidades. O número é oficial e apareceu no último relatório fiscal da Sony, relativo ao último trimestre de 2021. Motivo para a empresa comemorar? Sim e não. Afinal, a demanda pelo console next-gen segue alta, mas a marca tem tido dificuldade de atender a esse desejo do mercado.

O PlayStation 5 é um artigo raro

Segundo os dados compartilhados pela companhia japonesa, o PS5 vendeu cerca de 3,9 milhões de unidades ao longo dos 3 últimos meses do ano passado. São ótimos números de vendas, mas abaixo dos 4,5 milhões de produtos vendidos um ano antes.

Acredite, a Sony se esforçou para despachar mais consoles e o consumidor global continua ávido por adquirir um PlayStation 5 nesses últimos tempos. No entanto, um vilão recorrente parece estragar esse “casamento”: a duradoura escassez de chips no mercado.

A situação é tão complicada que, mesmo com bom relacionamento com fornecedores e alto poder de barganha, a dona do PS5 garantiu apenas parte de seus suprimentos e precisou reajustar sua meta anual de produção de 14,8 milhões para 11,5 milhões de unidades.

Só quem tentou clicar no botão “Comprar” de uma loja com o console em oferta sabe quanto essas 3,3 milhões de unidades podem fazer diferença para o usuário final.

Para o CFO da Sony, no entanto, isso não afeta os planos de longo prazo da empresa. “A escassez de chips e o caos logístico continuarão afetando a produção do PlayStation 5 […]. Mas quero manter inalterada a meta anterior de vender 22,6 milhões de unidades no próximo ano, pois cortá-la agora diminuiria a motivação da equipe”, explicou Hiroki Totoki.

Quem ganha nesta história? O PS4, é claro!

Outro fato interessante revelado na apresentação de resultados da Sony para acionistas diz respeito ao já veterano PlayStation 4. De acordo com os números divulgados pela companhia, o console da geração passada vendeu 20,2 milhões de unidades no mesmo período que o PS5 chegou a 17,3 milhões de clientes.

Isto é, a empresa está conseguindo, aparentemente, manter esse público ávido pelo videogame next-gen dentro de seu ecossistema – mesmo que não seja com o produto certo – e pode ter tomado uma decisão muito sábia quando aumentou a produção de seu PS4 em 2021.

Via: Eurogamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários