Um novo trailer de divulgação de Final Fantasy XVI foi mostrado com exclusividade pelo IGN, e o vídeo é totalmente focado em demonstrar os vários cenários do mundo de Valisthea, a ambientação primária do jogo.

Segundo as informações divulgadas até aqui, Valisthea é o lar das seis grandes nações do jogo: o Grão-ducado de Rosaria, o Império Sagrado de Sanbreque, o Reino de Waloed, a República Dhalmekiana, o Reino de Ferro e, finalmente, o Domínio de Cristal – todas essas se desenvolveram ao redor de grandes montanhas de cristais que preenchem o mundo com o “éter” (aether) e estabeleceram uma trégua não muito firme entre si.

O vídeo acima não dá muitos detalhes sobre como será a exploração do jogo – essencialmente, ele mostra o protagonista Clive caminhando por várias ambientações – mas ele ainda serve para mostrar o nível de detalhamento das texturas em vários cenários: as paisagens mais desérticas, por exemplo, mostram pisos com granulação mais fina, como se espera de um chão arenoso. Há também partes dedicadas a florestas e ruínas, mesclando construções de concreto e pedra com vegetação invasora.

Um aspecto interessante, mas possivelmente não intencional, é o de que o vídeo também mostra de leve os saltos temporais que Final Fantasy XVI vai trazer (Clive é mostrado por vezes adulto, por vezes mais jovem): ao contrário de outros jogos da franquia, onde o grupo de personagens principais desenrola o enredo de maneira linear, tudo indica que Valisthea deverá mudar bastante sua apresentação em um espaço que contempla vários anos.

Isso ressoa com entrevistas passadas dos produtores do jogo dentro da Square Enix: a empresa já afirmou repetidas vezes que a nova entrada da franquia de RPGs dos games deve contar uma história mais espaçada, abordando temas diversos e densos, como políticas internacionais e relacionamentos entre reinos, além de conflitos armados e suas consequências.

Não por menos, essa “pegada mais adulta” se refletiu na classificação etária: alguns órgãos oficiais descrevem o jogo com expressões como “presença de seios e nádegas expostos” e, segundo alguns veículos que jogaram versões demonstrativas, os personagens parecem ter uma afeição a falar “porra” ao final de várias frases.

Vale citar que Final Fantasy XVI deverá contar com ambientações de grandes escalas, haja vista que os eikons – as divindades bestiais gigantescas que todo jogo da marca tem – terão participação essencial na narrativa, e algumas dessas invocações são maiores que montanhas.

Por outro lado, já é sabido que a história principal deve levar em torno de 35 horas para ser finalizada – não é a maior das campanhas dos jogos do gênero, vamos concordar, mas é certo que a Square Enix vá distribuir muito conteúdo opcional ao longo da progressão da partida – o seu predecessor, Final Fantasy XV – tinha uma campanha de 28 horas, mas chegava perto de 100 horas para jogadores mais “completistas”.

Final Fantasy XVI tem lançamento marcado para 22 de junho de 2023, exclusivamente no PlayStation 5. Seis meses depois, o jogo chegará ao Xbox Series S/X e, no caso do PC, ainda não há previsão.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários