‘Final Fantasy XVI’ está abaixo da expectativa de venda da Square Enix
Apesar de ter vendido 3,5 milhões de cópias em três primeiros dias de lançamento, ‘Final Fantasy XVI’ desacelerou em seguidaBy - Rafael Arbulu, 7 agosto 2023 às 15:55
A adoção da exclusividade do PlayStation 5 para Final Fantasy XVI pode ser o responsável pela queda de faturamento reportada pela publisher Square Enix. Em sua recente conferência com investidores, a japonesa afirmou uma queda de 79% de lucratividade operacional.
Em uma longa série de possíveis motivos, a empresa ressaltou a “baixa adoção” do PlayStation 5, console da Sony, onde Final Fantasy XVI é uma exclusividade temporária. A estimativa é que, a partir de 2024, tanto o Xbox Series S/X como o PC sejam contemplados com o jogo, embora as previsões da Square Enix sejam meio nebulosas neste assunto.
É importante ressaltar, antes de detalharmos os números, que “queda de lucratividade” não é o mesmo que “prejuízo”: a empresa ainda está crescendo, só que bem menos do que ela esperava.
Isso dito, o presidente da Square Enix – Takashi Kiryu – disse que as restrições impostas à demanda e oferta do PlayStation 5, em decorrência da pandemia, estão aos poucos sendo flexibilizadas, e o interesse no console da Sony vem sendo recuperado. Isso, segundo o executivo, deve ampliar os ganhos da empresa, uma vez que o jogo em si é atrelado ao console.
Mais além, Kiryu também disse que a publisher japonesa deve adotar “medidas de aceleração” para “ampliar a adoção” do console e, consequentemente, do jogo. Ele não detalhou quais medidas serão essas, no entanto.
Final Fantasy XVI é o mais recente lançamento de uma longeva franquia, iniciada por Hironobu Sakaguchi em 1987. Naquela época, a empresa ainda se chamava “Squaresoft”. Três dias depois do seu lançamento em 22 de junho de 2023, o jogo havia chegado à marca de 3,3 milhões de cópias vendidas – um sucesso ampliado pelas críticas bastante favoráveis ao título.
Entretanto, apesar de admitir que o novo jogo está abaixo do esperado, a empresa não informou quais são os números atualizados.
No processo de desenvolvimento do jogo, duas coisas ficaram claras: a primeira é a de que o jogo foi bem caro – números oficiais nunca são divulgados, mas especulações de analistas colocam o “preço de criação” do jogo entre US$ 200 milhões (R$ 979,48 milhões) e US$ 250 milhões (R$ 1,23 bilhão).
A segunda é a de que a Sony pagou por boa parte disso – especificamente, foi a fabricante do PlayStation 5 quem custeou marketing e campanhas de relações públicas, publicidade e afins. Além disso, a gigante também prestou consultoria no desenvolvimento.
O problema, segundo vários analistas, não foi a exclusividade de “marca” em si, mas o fato de que Final Fantasy XVI é exclusivo do PlayStation 5. Considerando que o predecessor PlayStation 4 ainda recebe jogos (Armored Core 6, Lies of P e Assassin’s Creed Mirage, por exemplo, são três grandes lançamentos que o console passado vai receber), a chegada do novo RPG da Square Enix nele certamente poderia aprimorar esses números.
A empresa, aliás, não comentou as notícias mais atuais. Paralelamente, ela se prepara para garantir o lançamento de outro jogo da franquia – Final Fantasy VII Rebirth – em janeiro de 2024.
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