Final Fantasy XVIé ambientado nas terras de Valisthea, um mundo que está no fim de seus recursos naturais, comandado por diversas nações prestes a entrarem em guerra. No meio disso, figuras chamadas “Dominantes”, que podem se transformar nos “Eikons” – feras lendárias de tamanho descomunal e que conferem aos seus usuários o poder de influenciar os rumos desse universo. Tudo isso em um visual que mistura aspectos medievais e temática pós-apocalíptica.

Sentiu uma ‘vibe’ meio Game of Thrones? É, a ideia era essa mesmo: em uma entrevista para o Eurogamer, o produtor Naoki Yoshida deixou claro que, para construir o universo de Final Fantasy XVI, uma das demandas obrigatórias do time de desenvolvimento foi a de assistir a famosa série da HBO de ponta a ponta.

Bem, não o time todo, mas a equipe inicial, nos primeiros estágios do projeto – coisa de 30 pessoas. Segundo Yoshida, a ideia era entender como a série teve “ressonância” com o público e tentar traduzir isso de maneira similar ao jogo.

“Quando começamos o processo de criação do jogo, nós tínhamos nosso time central de mais ou menos 30 membros, e fizemos todo mundo comprar o box Blu-ray de Game of Thrones, pedimos que todos assistissem, porque queríamos passar as mesmas sensações.” – Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI

Não está claro se o time do jogo também berrou “AH CÊ TÁ DE BRINCADEIRA” diante daquela cena sobre aquela luta supostamente épica onde aquela personagem matou aquele personagem, assim como certas pessoas da equipe do blog KaBuM!, mas a ideia geral nos pareceu bem sólida.

Yoshida também mencionou O Senhor dos Anéis como outra inspiração, mas que essa foi mais “sem querer”: Ifrit, um dos eikons do jogo e figura aparentemente principal da narrativa, é uma fera cuja melhor descrição é a de uma aparência humanóide, com chifres longos, rosto do que chamamos de “se o capeta tivesse um leão de pet” e, nas partes do corpo onde deveria ter pêlos, ele tem fogo.

Em outras palavras, relativamente similar ao Balrog, de “A Sociedade do Anel”.

Montagem coloca lado a lado os personagens Balrog, de O Senhor dos Anéis, e Ifrit, de Final Fantasy XVI

Balrog (esq.), de “O Senhor dos Anéis”, tem bastante semelhança com Ifrit (dir.), de “Final Fantasy XVI”

Yoshida disse que ele próprio já leu os livros e assistiu aos filmes “diversas vezes”, mas as similaridades entre os dois personagens só ficaram evidentes depois que contaram isso para ele.

Isso foi ressaltado pelo diretor de arte do jogo, Hiroshi Minagawa. Para ele, as duas franquias têm muito sentido para inspirar o projeto da Square Enix:

“Se quisermos criar algo que tenha uma estética mais ocidental, então temos que olhar para o Ocidente para termos esse tipo de inspiração. Então coisas como Game of Thrones são essenciais para olharmos, já que esse tipo de obra é uma raridade no Japão.” – Hiroshi Minagawa, diretor de arte de Final Fantasy XVI

Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho de 2023, exclusivamente no PlayStation 5.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários