Os chamados “jogos de serviço contínuo” se tornaram a última grande moda dos videogames e o PlayStation já havia assegurado grandes promessas nessa seara há anos. Entretanto, a divisão de videogames da Sony confirmou recentemente que ao menos metade dessa promessa terá que ser reajustada.

“Jogos de serviço contínuo” – ou simplesmente “live service games” – são títulos que continuam recebendo conteúdos mesmo após seu lançamento, no intuito de manter os jogadores firmes a eles ao mesmo tempo em que se estende a vida útil do produto e se economiza um bom dinheiro ao não ter que lançar uma continuação ou novo título.

Destiny 2 The Witch Queen, novo jogo da PlayStation Plus

Imagem: divulgação/Bungie

Entra o PlayStation, que embora tivesse prometido 12 jogos do tipo até 2025, agora cumprirá apenas metade desta oferta. Em uma reunião com investidores, o CEO interino da divisão, Hiroki Tokoki, disse que embora seis destes jogos sigam previstos para o segundo semestre do referido ano, os outros seis terão que ser repensados.

“Nós estamos reavaliando isso… estamos tentando o máximo possível para que esses jogos sejam disputados e amados por jogadores por um bom tempo. Dos 12 jogos, seis serão lançados no ano fiscal de 2025 – este é o nosso plano. Já para os outros seis, estamos ainda trabalhando nisso.

Esse é o número total de títulos de serviço contínuo e jogos multiplayer. Em termos de médio e longo prazo, nós queremos encorajar a adoção desse tipo de serviço, e essa é a política da empresa, sem alteração. Não é como se nos mantivéssemos presos a certos jogos, mas a qualidade do jogo tem que ser o que há de mais importante.” – Hiroki Tokoki, CEO de PlayStation

Não é de hoje que a Sony quer que o PlayStation se torne uma plataforma para jogos de longa duração – a aquisição da Bungie em janeiro de 2022 é um exemplo claro dessa intenção, com a expertise da empresa na criação de Destiny. Outros projetos já anunciados para essa finalidade são Concord (Firewalk Studios) e FairGame$ (Haven Studios).

Entretanto, a coisa parece ter tomado um rumo meio bizarro: recentemente, o jogo em live service da Deviation Games – outra aquisição da Sony – foi terminantemente cancelado e há boatos de que o orçamento de desenvolvimento dele já passava de US$ 50 milhões (R$ 246,91 milhões).

Fora isso, temos os jogos que sabemos que virão, mas não sabemos quando virão, como os multiplayers de The Last of Us e Horizon.

A empresa não comentou a notícia, apesar de ser buscada pela imprensa.

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