Metade dos jogos de serviço contínuo do PlayStation foram adiados
Liderança do PlayStation afirmou que seis dos 12 jogos prometidos virão no segundo semestre de 2025, mas outros não têm mais previsãoBy - Rafael Arbulu, 9 novembro 2023 às 18:01
Os chamados “jogos de serviço contínuo” se tornaram a última grande moda dos videogames e o PlayStation já havia assegurado grandes promessas nessa seara há anos. Entretanto, a divisão de videogames da Sony confirmou recentemente que ao menos metade dessa promessa terá que ser reajustada.
“Jogos de serviço contínuo” – ou simplesmente “live service games” – são títulos que continuam recebendo conteúdos mesmo após seu lançamento, no intuito de manter os jogadores firmes a eles ao mesmo tempo em que se estende a vida útil do produto e se economiza um bom dinheiro ao não ter que lançar uma continuação ou novo título.
Entra o PlayStation, que embora tivesse prometido 12 jogos do tipo até 2025, agora cumprirá apenas metade desta oferta. Em uma reunião com investidores, o CEO interino da divisão, Hiroki Tokoki, disse que embora seis destes jogos sigam previstos para o segundo semestre do referido ano, os outros seis terão que ser repensados.
“Nós estamos reavaliando isso… estamos tentando o máximo possível para que esses jogos sejam disputados e amados por jogadores por um bom tempo. Dos 12 jogos, seis serão lançados no ano fiscal de 2025 – este é o nosso plano. Já para os outros seis, estamos ainda trabalhando nisso.
Esse é o número total de títulos de serviço contínuo e jogos multiplayer. Em termos de médio e longo prazo, nós queremos encorajar a adoção desse tipo de serviço, e essa é a política da empresa, sem alteração. Não é como se nos mantivéssemos presos a certos jogos, mas a qualidade do jogo tem que ser o que há de mais importante.” – Hiroki Tokoki, CEO de PlayStation
Não é de hoje que a Sony quer que o PlayStation se torne uma plataforma para jogos de longa duração – a aquisição da Bungie em janeiro de 2022 é um exemplo claro dessa intenção, com a expertise da empresa na criação de Destiny. Outros projetos já anunciados para essa finalidade são Concord (Firewalk Studios) e FairGame$ (Haven Studios).
Entretanto, a coisa parece ter tomado um rumo meio bizarro: recentemente, o jogo em live service da Deviation Games – outra aquisição da Sony – foi terminantemente cancelado e há boatos de que o orçamento de desenvolvimento dele já passava de US$ 50 milhões (R$ 246,91 milhões).
Fora isso, temos os jogos que sabemos que virão, mas não sabemos quando virão, como os multiplayers de The Last of Us e Horizon.
A empresa não comentou a notícia, apesar de ser buscada pela imprensa.
Comentários