Levantem seus controles, gamers: o PlayStation 4 pode estar saindo de cena, mas ainda o faz em grande estilo. Os números mais recentes do console da geração passada da Sony chegaram, e ele atingiu a marca de 117,2 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento em novembro de 2013.

A informação vem de Daniel Ahmad, analista sênior de mercado da Niko Partners. Segundo ele, a Sony não está mais relatando novas encomendas, então é provável que este seja o número final de unidades vendidas do aparelho.

Por esses números, o PlayStation 4 se mantém na quarta posição no ranking de consoles mais vendidos da história, superado pelo Game Boy (118,69 milhões), pelo Nintendo DS (154,90 milhões) e, finalmente, pelo seu “avô”, o PlayStation 2 (157,68 milhões). Vale lembrar, no entando, que essa posição não deve durar: o Nintendo Switch relatou recentemente 111 milhões de unidades vendidas – e este é o número da Nintendo em retração, vale citar -, então é provável que o portátil de alta definição da “Big N” o supere em alguns meses.

O PS4, como é conhecida a sua sigla oficial, foi um marco na história da Sony por ser, possivelmente, o primeiro a apostar em experiências de jogo mais conectadas: o PlayStation 3 já tinha a PS Store, mas até então, ela era pouco mais que um marketplace para baixar demos e comprar jogos via download.

Com o então novo aparelho, a Sony se permitiu conduzir várias apostas, efetivamente ampliando a abrangência do serviço de assinatura PlayStation Plus ao atrelá-la às partidas multiplayer e assinando acordos de exclusividade de conteúdo, pré-vendas especiais, além de oferecendo aos jogadores ferramentas de captura de imagem e vídeo para streaming e compartilhamento via redes sociais. Algumas dessas funções, no entanto, foram se perdendo no meio do caminho.

PlayStation 4

Reprodução: InspiredImages/pixabay.com

PlayStation 4 no Brasil e o futuro da marca

No Brasil, o PlayStation 4 tem um histórico, no mínimo, engraçado: o seu principal concorrente – o Xbox One – chegou ao Brasil um pouquinho antes, inaugurando as prateleiras nacionais por R$ 2,3 mil e um lançamento bem conturbado. À época, o preço foi considerado elevado e muitos chegaram a afirmar que a Sony estaria “rindo à toa”, com o seu console em vias de chegar por aqui “mais barato”.

Ele chegou. Por R$ 4 mil.

O PlayStation 4 só foi baixar seu preço sugerido para aproximados R$ 2,5 mil cerca de um ano depois, quando o console passou a ser fabricado de forma local.

Seu sucessor, o atual PlayStation 5, vem apresentando vendas relativamente consistentes, mas ainda se recupera da pancada dada pela pandemia da COVID-19: a dispersão do vírus SARS-CoV-2 fez com que diversas fabricantes de componentes essenciais – como chips de processamento – parassem seus serviços, o que efetivamente reduziu a demanda do novo console e, consequentemente, a sua presença nas prateleiras – quem o tinha perto do lançamento, o vendia por algo em torno de R$ 7 mil.

Felizmente, hoje, esses valores estão baixando rumo a uma normalização: ainda é um produto premium, sem dúvida, mas diversas ofertas o colocam a valores a partir de R$ 4,5 mil.

Fonte: Daniel Ahmad (via Gamespot)

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