Gamers e mineradores de criptomoeda têm algo muito em comum: as duas categorias buscam cada vez mais desempenho de suas máquinas – seja para aquele jogo de última geração rodar perfeitamente em 120 quadros por segundo ou para, claro, minerar moedas digitais.

Recentemente, os mineradores de moedas virtuais descobriram o altíssimo poder computacional das placas gráficas mais modernas e começaram a apostar nelas para seus equipamentos. Resultado: está faltando placa de vídeo para os gamers – e o pessoal não gostou nada disso. Além do sumiço das placas das prateleiras, as poucas unidades que restam estão com preços muito altos por causa da alta procura.

Placas de vídeo Nvidia

Procura por mineradores de criptomoedas fez as placas de vídeo sumirem das prateleiras – Imagem: divulgação/Nvidia

A resposta da Nvidia

Agora, como forma de resposta ao seu público fiel – os gamers – a Nvidia anunciou nesta quinta-feira (18) uma novidade que não é exatamente para eles, mas que certamente vai alegrar quem joga.

A empresa lançou a nova linha de produtos Nvidia CMP, exclusivamente para mineração profissional de criptomoeda. A empresa vai lançar quatro placas especializadas em hash rate, com design pensado em fazendas de mineração.

Nvidia CMP

Novo processador Nvidia para mineração profissional de criptomoedas – Imagem: divulgação/Nvidia

RTX 3060 é para os gamers

Recentemente, a Nvidia divulgou a data oficial de lançamento da próxima placa de vídeo intermediária da marca. A RTX 3060 chega ao mercado no dia 25 de fevereiro. E, segundo comunicado publicado no blog da empresa, as ações são para que as RTX parem nas mãos dos jogadores, não dos mineradores.

Aliás, outra medida para garantir isso e até diminuir o interesse dos mineradores na nova placa GPU da Nvidia vai ser reduzir o desempenho das placas voltadas para games na mineração. A RTX 3060, por exemplo, terá uma limitação em seu driver que irá diminuir em 50% a capacidade da placa de atuar nos algoritmos das criptomoedas.

A expectativa é que essa atitude permita que a empresa controle melhor o mercado e o alcance de seus produtos – isso sem contar a entrada “de cabeça” em um novo segmento.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários