Nintendo: prisão de hacker no começo do ano foi um recado à pirataria
Transcrição de sentença mostra que condenação de 40 meses a Gary Bowser serviu como um recado da Nintendo a hackersBy - Igor Shimabukuro, 8 junho 2022 às 10:02
Após causar prejuízos enormes à Nintendo por conta de desbloqueios e pirataria, Gary Bowser foi sentenciado a 40 meses de prisão no começo deste ano. Agora, uma recém-divulgada transcrição de áudio da sentença mostrou que a Big N. quis usar o caso para enviar uma mensagem a outros hackers.
Para contextualizar a história, Gary Bowser fazia parte do Team-Xecuter, grupo responsável por desbloquear o Nintendo Switch e disponibilizar diversos ROMs piratas para a comunidade. Estima-se que as práticas renderam prejuízos de US$ 65 milhões à desenvolvedora japonesa ao longo dos anos.
O canadense admitiu as acusações no ano passado e foi forçado a pagar uma indenização de US$ 14,5 milhões a Nintendo. Já em fevereiro deste ano, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos sentenciou o hacker a 40 meses de prisão pelo seu envolvimento com o Team-Xecuter.
O recado da Nintendo
Agora, uma transcrição de áudio da sentença mostrou que a Nintendo queria usar o caso para mandar uma mensagem a outros hackers. Na ocasião, o advogado da empresa, Ajay Singh, descreveu a condenação como um “momento muito significativo” para a empresa, já que serviu de lição para outros que pensem em seguir o mesmo caminho de Bowser.
“É a compra de videogames que sustenta a Nintendo e seu ecossistema, e são os jogos que fazem as pessoas sorrirem”, disse Singh. “É por essa razão que fazemos todo o possível para evitar que os jogos nos sistemas Nintendo sejam roubados”, acrescentou o advogado.
O áudio também mostra que o recado a outros hackers também foi dado pelo próprio juiz distrital dos EUA, Robert Lasnik.
“Acho que há um papel a ser desempenhado aqui em termos de mensagem”, pontuou Lasnik, acrescentando que, em tempos normais, teria decretado a pena completa de 60 meses que os oficiais estavam buscando.
A transcrição revelou ainda que mesmo com a condenação de pouco mais de 3 anos de prisão, Bowser não estava convencido de que isso acabaria com a pirataria. Mas fato é que hackers agora deverão pensar duas vezes antes de arriscarem qualquer coisa contra a Big N.
Via: TechSpot
Comentários
lock
Isso não tem sentindo nenhum , quando uma dessas grandes empresas fazem algo que gerar prejuízos enormes não se ver prisões de seus executivos , no máximo uma multa